Teatro de animação ganha espaço em Semana especial no Arsenal

Nova edição da Semana de Teatro de Formas Animadas leva apresentações para escolas e público geral entre os dias 24 e 28

Ainda em ritmo de férias, o Sesc Arsenal vai abrir as portas para mais uma edição da Semana de Teatro de Formas Animadas.

Entre os dias 24 a 28 de julho, o público vai poder conferir produções de grupos regionais e nacionais. Com entrada gratuita, a Semana promove o encontro de artistas, amantes das artes do palco e crianças que buscam se divertir com boas histórias e espetáculos criativos.

Para além das apresentações, a Semana conta ainda com a “Oficina de Miniaturização”, mediada pelos atores e ‘bonequeiros’ Paulo Martins Fontes e Eduardo Custódio, da Cia Gente Falante (RS), entre os dias 23 a 26 de julho.

Interessados em participar devem se inscrever pelo link: http://bit.ly/oficinaminiatura e confirmar a inscrição com 1 litro de leite longa vida, que pode ser entregue na Central de Relacionamento do Sesc Arsenal.

Confira a programação aberta ao público geral:

Dia 25

– Apresentação de Bonecos Híbridos com Thereza Helena, Maria Clara, Juliana Graziela, Millena Machado e Douglas Peron (MT)

Sinopse: Todas as bonecas híbridas que compõem essa apresentação surgiram do curso “Corpo Habitat” ministrado pelo artista visual e bonequeiro Bruno Dante em 2016 no projeto Teatro de Formas Animadas do Sesc Arsenal. As bonecas tem proporções humanas e a manipulação é direta e também utiliza o corpo do ator como parte do corpo do boneco. O manipulador empresta seu braço e pernas para o boneco, podendo também atuar de forma participativa na relação com o público, com o boneco e com o espaço, ou se anular atrás do boneco conforme sua manipulação.

19h | Jardim do Sesc Arsenal | Livre

Dia 26

– Apresentação “As Aventuras de Matias” – Grupo Girino (MG)

Sinopse: As Aventuras de Matias é uma história divertida e musical, com personagens que num passe de mágica constroem um mundo cheio de fantasias. Durante o banho, Matias transforma sua banheira em uma grande aventura. Cercado por amigos e personagens misteriosos, ele terá que descobrir os segredos do fundo do mar. A peça é inspirada em histórias vividas pela dramaturga Conceição Rosière com seu netinho Matias. A partir de situações do cotidiano da criança e com músicas executadas ao vivo, o espetáculo encanta públicos de todas as idades. A história apresenta um olhar poético sobre situações do cotidiano da infância, onde uma simples rotina de tomar banho pode se transformar em uma grande aventura lúdica. Uma narrativa universal que encanta públicos de todas as idades.

19h | Teatro do Sesc Arsenal | Livre

Dia 27

– Apresentação “Caixa de Música” – Cia Gente Falante (RS)

Sinopse: Uma menina de quinze anos ganha uma caixinha de música. Dentro dela, uma bailarina que roda todas as vezes que alguém dava corda. O Tempo passa e a menina, agora mulher e mãe, reencontra com seu presente de infância, redescoberto pelo seu filho. Que surpresa a espera!

17h – 17h15 – 17h30 – 17h45 – 18h – 18h15 – 18h30 – 18h45 | Sesc Arsenal | Livre

Dia 28

– Apresentação “Tatá – O Travesseiro” – Cia Artesanal de Teatro (RJ)

Sinopse: Lipe é um menino tímido e introspectivo, que tem como melhor amigo o seu travesseiro, Tatá. Juntos, vivem diversas aventuras em sonhos empolgantes e divertidos. Mas, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos – um vilão clássico, que não consegue sonhar e que rouba o travesseiro das crianças, já que acredita que é nos travesseiros que os sonhos residem. Lipe empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer seus medos e angústias, aos quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver. Por meio de bonecos de manipulação direta, bonecos híbridos – técnica na qual parte do boneco é vestida pelo ator – manipulação de objetos e teatro de sombras, a premiada Artesanal Cia. de Teatro apresenta no espetáculo um universo lúdico, contemporâneo e rico de aventuras.

17h | Teatro do Sesc Arsenal | Livre

23 a 26 de julho

– Oficina de Miniaturização, com os atores bonequeiros Paulo Martins Fontes e Eduardo Custódio – Cia Gente Falante (RS)

Sinopse: Será abordado o histórico do Teatro Lambe-Lambe e as técnicas de teatro de animação; Planejamento e criação da dramaturgia e forma animada a ser manipulada; Construção da partitura de ações e manipulação da forma animada em miniatura; Planejamento e construção no espaço cênico; As tecnologias de iluminação em miniatura; Construção da cena com partitura musical e/ou efeitos sonoros.

18h às 22h | Teatro de Formas Animadas |A partir de 15 anos | 1 L de Leite UHT

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNova lei exige temporizador em semáforos de Cuiabá
Próximo artigoCliente passa a noite bebendo, se nega a pagar a conta e quebra boate

O LIVRE ADS