Secretário diz que frio em Cuiabá pode favorecer contágio do novo coronavírus

Gilberto Figueiredo afirmou que a queda de temperatura será somada à maior circulação de pessoas com a flexibilização de isolamento

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse nesta segunda-feira (4) que a previsão de queda de temperatura para esta semana e a circulação mais intensa de pessoas podem criar uma “conjuntura” que favoreça o contágio do novo coranovírus. 

Conforme o secretário, a tendência é de que, com a chegada do inverno, as infecções gripais desenvolvidas pelos coronavírus aumentem e a covid-19 esteja entre elas. 

“Com o inverno, as gripes aumentam, então pode ser sim o caso que o contágio por covid-19 aumente nas próximas semanas. E isso associado à maior circulação de pessoas [com flexibilização do isolamento] é favorecido. Mas esperamos que Mato Grosso mantenha o crescimento brando que vem apresentando até agora”, disse. 

Institutos de meteorologia prevêem temperatura mais baixas em Cuiabá para esta semana. O Clima Tempo aponta que no sábado (9), os termômetros podem cair para 13ºC. 

Leitos 

O secretário disse ainda que, apesar da previsão de aumento de casos nos próximos dias, o Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para atender pacientes da covid-19. 

Segundo ele, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para a doença continua abaixo de 10% da quantidade disponível, tanto em enfermaria quanto em UTI. 

“Nós temos hospitais de referência que ainda estão com leitos disponíveis, o novo pronto-socorro, o Júlio Müller e a Santa Casa. Tem hospital que está sem paciente, temos mais 50 leitos em UTI, então não vemos necessidade de novos agora”, disse. 

O quadro atual dos hospitais habilitados a atender pacientes do novo coronavírus estaria dando mais tempo para a montagem da central anexa ao Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. A unidade deverá abrir mais de 100 nos dois setores. 

“Acreditamos que em até 10 dias nós vamos inaugura-la. Mas, ainda não temos data definida. Estamos com tempo para montar, equipar a unidade e entregar ao governo para uma inauguração simples”, comentou. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO homem de confiança do homem de confiança
Próximo artigoExercício físico: aliado na prevenção e no tratamento da artrose do joelho