Cidades

Secretário diz que frio em Cuiabá pode favorecer contágio do novo coronavírus

Gilberto Figueiredo afirmou que a queda de temperatura será somada à maior circulação de pessoas com a flexibilização de isolamento

2 minutos de leitura
Secretário diz que frio em Cuiabá pode favorecer contágio do novo coronavírus

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse nesta segunda-feira (4) que a previsão de queda de temperatura para esta semana e a circulação mais intensa de pessoas podem criar uma “conjuntura” que favoreça o contágio do novo coranovírus. 

Conforme o secretário, a tendência é de que, com a chegada do inverno, as infecções gripais desenvolvidas pelos coronavírus aumentem e a covid-19 esteja entre elas. 

“Com o inverno, as gripes aumentam, então pode ser sim o caso que o contágio por covid-19 aumente nas próximas semanas. E isso associado à maior circulação de pessoas [com flexibilização do isolamento] é favorecido. Mas esperamos que Mato Grosso mantenha o crescimento brando que vem apresentando até agora”, disse. 

Institutos de meteorologia prevêem temperatura mais baixas em Cuiabá para esta semana. O Clima Tempo aponta que no sábado (9), os termômetros podem cair para 13ºC. 

Leitos 

O secretário disse ainda que, apesar da previsão de aumento de casos nos próximos dias, o Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para atender pacientes da covid-19. 

Segundo ele, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para a doença continua abaixo de 10% da quantidade disponível, tanto em enfermaria quanto em UTI. 

“Nós temos hospitais de referência que ainda estão com leitos disponíveis, o novo pronto-socorro, o Júlio Müller e a Santa Casa. Tem hospital que está sem paciente, temos mais 50 leitos em UTI, então não vemos necessidade de novos agora”, disse. 

O quadro atual dos hospitais habilitados a atender pacientes do novo coronavírus estaria dando mais tempo para a montagem da central anexa ao Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. A unidade deverá abrir mais de 100 nos dois setores. 

“Acreditamos que em até 10 dias nós vamos inaugura-la. Mas, ainda não temos data definida. Estamos com tempo para montar, equipar a unidade e entregar ao governo para uma inauguração simples”, comentou. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes