Secretário diz que 80% dos infectados não precisarão de atendimento em MT

Coronavírus: Mato Grosso atingirá pico de contágio até meados de maio

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Mato Grosso deverá atingir o pico de contaminação pelo novo coronavírus entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio. A previsão foi anunciada nesta quarta-feira (26) pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Ele disse que não há como projetar o número de casos no período de incidência mais alta, mas adiantou que até 80% da população de infectados não precisarão de atendimento hospitalar. 

“Previmos que algo em torno 20% da população de pacientes poderá ter que passar por atendimento hospitalar por causa dos sintomas do coronavírus. Estamos nos preparando para agir neste momento crise. Os outros 80% não vão precisar sequer de ida à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, afirmou. 

Leitos para atendimento

A Secretaria de Saúde deve terminar hoje o mapeamento de leitos hospitalares disponíveis nas redes pública e privada em Mato Grosso. A projeção é de que o Estado tenha 600 leitos disponíveis para trabalhar no auge da epidemia. 

Do que foi compilado até o momento, o secretário informou que, no setor de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os hospitais estaduais têm 79 leitos disponíveis e outros 100 devem ser liberados. 

Somados os leitos de unidades municipais, os leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) sobem 487; na rede privada a quantidade é de 609. 

No setor de enfermaria, em todo o Estado são 3.983 da rede SUS e 8.869 da rede privada. 

“O que estamos fazendo neste momento é uma compilação de qual é a estrutura hospitalar que será disponibilizada para atender o evento coronavírus. Estamos finalizando hoje um diagnóstico dos 141 municípios que dispõe de leito SUS”, disse o secretário. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGarota de programa é estuprada e ameaçada de morte por cliente
Próximo artigoElton John realizará show em apoio a luta contra coronavírus

O LIVRE ADS