Mato Grosso

Secretário de Saúde compara espera do SUS ao de sua esposa em ginecologista

2 minutos de leitura
Secretário de Saúde compara espera do SUS ao de sua esposa em ginecologista

Com reconhecimento do próprio governador Pedro Taques (PSDB) que é preciso avanços na área da saúde, o secretário estadual de Saúde, Luiz Soares, tenta amenizar demora no atendimento da rede pública ao afirmar que consultas com médicos credenciados ofertadas por plano de saúde particular também demoram.

O nivelamento por baixo foi feito pelo secretário, nesta quarta-feira (18), durante entrevista à rádio Mega FM, após o questionamento de um ouvinte sobre a demora nos atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O homem, identificado como Rodolfo, em tom de revolta, chegou a dizer que o secretário estava em outro Estado.

A resposta do secretário estadual foi desconexa a reclamação. “Quanto a espera, esse é um dos maiores problemas do SUS. Mas é também da Unimed. Na Unimed, minha mulher tem um ginecologista muito antigo, muito querido e de muita clientela. A consulta com ele pela Unimed você tem que esperar de 60 a 90 dias. E ela espera”, trecho da resposta do secretário de Taques.

[featured_paragraph]Para quem está com dor, não podendo esperar, seja em atendimento particular ou público, o secretário culpa o paciente. “Poderia ter ido ao postinho antes, fazer a prevenção, fazer a consulta em 30 dias. Não esperar doer para ir a uma Unidade de Pronto Atendimento em situação de urgência emergência”.[/featured_paragraph]

Luiz Soares utilizou a classificação de risco para dizer que, apesar da demora, o paciente não deixa de ser atendido. Ele ainda tentou explicar que os próprios funcionários que fazem atendimento nas UPAs recomendam procurar outras unidades de saúde.

Após a explanação, o secretário retrucou o ouvinte. “Não estou em outro mundo não”. Em seguida teve a participação de outra pessoa que escutava a rádio, uma mulher identificada como Adriane. Ela disse que o secretário não entendeu o questionamento de Rodolfo. “O que ele está querendo saber é se o senhor levanta de manhã e fica lá tentando marcar uma consulta?”, indagou.

A ouvinte, inclusive, fez questão de dizer que aguarda por uma consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de um ano. O secretário, no entanto, disse que entendeu bem e que respondeu corretamente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes