Secretarias de saúde apontam para indícios de erro em datas da AstraZeneca

Estado e Cuiabá afirmam que podem ter ocorrido falhas na gestão nacional do PNI e dos municípios no controle da atualização

(Foto: Reprodução/Christiano Antonucci/Secom-MT)

Secretarias de Saúde de Mato Grosso afirmam que falhas no registro da vacina AstraZeneca pelo Ministério da Saúde ou pelos municípios podem ter levado aos dados de aplicação de imunizante vencido. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que uma hipótese é a atualização de uso da vacina em data posterior ao que ela foi realmente aplicada. Se for o caso, a data registrada de aplicação conflitaria com a de validade. 

A Secretaria de Saúde de Cuiabá apontou para a mesma hipótese. Neste caso, ela usou dados da campanha no município para indicar indícios de erro. Cuiabá teria recebido um lote dos oito divulgados como usados após o vencimento. 

Lote encerrado

A secretaria informou que o lote é o 4120Z005, que teria chegado a Cuiabá no dia 25 de janeiro e foi dado baixa no dia 10 de fevereiro. A vacina dessa remessa teria sido utilizada totalmente para a primeira dose, conforme Conselho Intergestores Bipartite (CIB). 

“A coordenação da campanha de imunização fez o rastreamento e constatou que as vacinas deste lote foram totalmente utilizadas em fevereiro. Uma alteração no Sistema do Plano Nacional de Imunização (PNI) pode ter causado o erro”, informou a prefeitura. 

Gestão dos municípios 

A SES afirmou que a administração das vacinas com o calendário de aplicação é controlado exclusivamente pelos municípios. Eles seriam os responsáveis pelo monitoramento das remessas, incluindo a observação das datas de validade. 

“Contudo, o monitoramento da validade das vacinas deve ser realizado pelas gestões municipais, que também são responsáveis por elaborar estratégias para a imediata utilização das vacinas com prazos próximos do vencimento”, afirmou. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem é preso por se masturbar em frente a igreja evangélica
Próximo artigoGentileza entre primeiras-damas