Cidades

Secretaria recua e diz não ter provas de que maioria dos infectados com covid não tomaram a vacina

Instabilidade no sistema do Governo Federal impossibilita o levantamento e cruzamento das informações atualizadas, segundo nota da Pasta

2 minutos de leitura
Secretaria recua e diz não ter provas de que maioria dos infectados com covid não tomaram a vacina
(Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) não tem os dados atualizados que relacionem vacinados e não vacinados com as internações ou óbitos por covid-19 em Mato Grosso. A Pasta alega que a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde não permite o acesso ao painel de vacinados do Governo Federal para realizar o cruzamento das informações.

Uma projeção divulgada pela Secretaria nesta terça-feira (11), indicava que 95 de cada 100 pessoas internadas e diagnosticadas com a covid-19 optaram por não se vacinar contra a doença. 

Nesta quarta-feira (12), a SES recuou e alegou que a informação foi equivocada. Conforme nota divulgada pela Secretaria, o titular da Pasta, Gilberto Figueiredo, quis enfatizar que do total de pessoas vacinadas e hospitalizadas no Estado, a média de 0,2% foi a óbito.

Os dados correspondem aos meses de novembro e dezembro de 2021 e indicam ainda que, dentre os vacinados, 99,7% evoluiu para cura. Porém, os números absolutos não foram divulgados.

Leia a nota na íntegra:

“Devido à instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde, a pasta não consegue acessar o painel de vacinados do Governo Federal para cruzar as informações e gerar o dado atualizado que você precisa. Neste momento, dispomos dos dados de novembro e dezembro de 2021. 
Segue nota da SES sobre o assunto:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que:
1) Ao contrário de que a cada 100 pessoas internadas com Covid-19 em Mato Grosso, 95 não estão vacinadas, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, se equivocou e quis enfatizar que, do total de pessoas vacinadas e que foram hospitalizadas em Mato Grosso, apenas uma média de 0,2% foi a óbito, durante os meses de novembro e dezembro de 2021;2) Dentre os vacinados, 99,7% evoluiu para a cura – isto é, a maioria absoluta das pessoas imunizadas obteve alta médica.”

Governo Federal sem dados

Há 1 mês, o Ministério da Saúde foi alvo de um ataque de hackers e isso tem comprometido a disponibilização dos dados relacionados a pandemia da covid-19. Na ação, houve o comprometimento de sistemas de notificação de casos de covid, do Programa Nacional de Imunização e do ConectSUS.

A Polícia Federal investiga o caso.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes