Artistas residentes em Mato Grosso que foram prejudicados pela pandemia do coronavírus e estão sem renda terão uma alternativa. A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer acaba de lançar edital que prevê a contratação de 170 ações e projetos.
Mas quem for se inscrever, não pode ter vínculo empregatício ou contrato contínuo de trabalho vigente, nem receber pensão, aposentadoria, seguro-desemprego ou auxílio do Programa de Transferência de Renda Federal (excetos Bolsa Família e Auxílio Emergencial Coronavírus Covid-19).
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até quarta-feira (22), pela internet. O candidato deverá acessar o site cultura.mt.gov.br/editais – Festival Cultura em Casa – preencher e enviar o formulário de inscrição. Os demais documentos deverão ser enviados ao email spc@secel.mt.gov.br ou no ato da contratação.
Também dá para fazer a inscrição via correios ou presencialmente, via protocolo da Secel, das 8h às 12h, apresentando todos os documentos exigidos pelo edital.
Projetos a serem viabilizados
A proposta é promover uma programação cultural regional online, com apresentações artísticas, exibição de obras de cinema, debates, oficinas e palestras, que serão transmitidas pela internet.
O secretário Allan Kardec Benitez destacou que o projeto estadual é para ajudar os artistas que estão passando dificuldades.
“O edital será uma fonte de renda. De outro lado, quem está em casa poderá conhecer e curtir o trabalho dos artistas mato-grossenses”, destacou o secretário. Ao todo, serão investidos R$ 300 mil no Festival Cultura em Casa.
Outras vagas
Além das atrações artísticas e culturais, o edital prevê a contratação de um produtor cultural para trabalhar no Festival e um comunicador para fazer o trabalho gráfico e dar suporte técnico nas transmissões ao vivo pelas redes sociais.
Dando continuidade às transmissões ao vivo pela internet, o secretário Allan também anunciou que toda quarta-feira haverá apresentação cultural online em parceria com artistas mato-grossenses.
Na próxima quarta (22.04) será transmitido nas redes sociais o show em comemoração aos 25 anos do trio Pescuma, Henrique e Claudinho. O primeiro deles, à ocasião do lançamento do edital foi o artista André D´Lucca.
Ações paralelas
Além do Festival Cultura em Casa, a Secel vai promover outras ações paralelas para fomento da cadeia produtiva da cultura.
Entre elas, venda de ingressos solidários, o estímulo à contratação de serviços de artistas para serem prestados pós isolamento social e a entrega do Certificado Amigos da Cultura para pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com o programa.
Campanha do Governo
Durante a realização do Festival, a Secel e os profissionais da cultura contratados irão divulgar a campanha Vem Ser Mais Solidário, que arrecada de alimentos, itens de higiene e limpeza para a população prejudicada pela pandemia do coronavírus.
A campanha é coordenada pela primeira-dama Vírginia Mendes, por meio da Unidade de Ações e Atenção à Família (Unaf), e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
A Secel está localizada na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT, CEP: 78043-300. O atendimento ao público para o edital será das 8h às 12h. Mais informações: spc@secel.mt.gov.