Saúde ocupacional: o que você e a empresa podem fazer para melhorar

(Foto: Reprodução/StartupStockPhotos em Pixabay)

Pouca motivação, estresse e baixa produtividade são características de equipes de empresas que precisam se preocupar mais com a saúde ocupacional. Por meio da gestão de benefícios, ambiente e outras questões, a organização consegue proporcionar melhores condições de trabalho.

Mas o funcionário também pode adotar alguns hábitos para melhorar a sua saúde durante a jornada de trabalho! Continue lendo para saber como a sua empresa e os colaboradores podem melhorar a saúde ocupacional.

O que a empresa pode fazer?

A grande responsável pela saúde do trabalhador é a empresa. É ela que determina o horário de trabalho, ambiente, benefícios e outras questões que impactam a produtividade, e a vida profissional e pessoal do empregado. Vamos dar algumas ideias de ações que as companhias devem tomar:

Proporcionar um bom ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho confortável é bem melhor do que um espaço improvisado, não é? O planejamento do escritório é muito importante para o bem-estar de todos.

Foque na ergonomia, ou seja, esteja atento à altura das cadeiras, posição dos computadores e outros detalhes. Não esqueça de verificar se a iluminação e a circulação do ar estão em boas condições. Algumas empresas estão inovando, uma vez que contam com ambientes de descanso e lazer para que os colaboradores possam se desestressar no ambiente de trabalho.

Incentivar atividades físicas

A atividade física é importante para a saúde física e mental do funcionário, por isso deve ser incentivada pela empresa. Mas como fazer isso? Hoje em dia existem várias maneiras, mas uma das principais é contratar o plano gympass. Funciona como uma academia convênio com empresas, estimulando a equipe a se exercitar.

Deixando de lado o sedentarismo, o trabalhador melhora a saúde, qualidade de vida e aumenta a produtividade.

Conceder vale alimentação e refeição

Apesar de não ser obrigatório como o vale transporte, o benefício vale alimentação e refeição são extremamente importantes para a saúde e, consequentemente, para o desempenho do profissional.

O vale alimentação e refeição são créditos destinados à uma boa alimentação, incentivando uma dieta balanceada.

Flexibilizar o horário de trabalho

Horário de trabalho flexível ajuda o colaborador a ter uma qualidade de vida mais alta, sendo um dos benefícios mais valorizados pelos empregados. O home office pode ser outra maneira da empresa reduzir custos e aumentar a produtividade do time.

Oferecer plano de saúde

Oferecer planos de saúde também não é obrigatório, mas as empresas devem ajudar nos gastos com consultas médicas para cuidar da saúde. Demonstrar essa preocupação com a sua equipe é necessária, por se sentirem valorizados, eles estarão mais motivados a trabalhar.

O que o trabalhador pode fazer?

Vimos o que a empresa pode fazer, mas o trabalhador também pode adotar alguns hábitos para melhorar a saúde. Confira:

Cuide da alimentação

Use o seu vale refeição da melhor maneira, fazendo refeições nutritivas para ter energia para trabalhar. Ter uma dieta balanceada é essencial para a saúde e para o desempenho profissional.

Cuidado com a postura

Passar horas sentado em frente ao computador todos os dias é a realidade de muitos brasileiros. Sentar de um jeito errado, cadeiras e computadores em posições incorretas podem provocar dores nas costas e em outras partes do corpo. Esteja atento à isso!

Faça pausas

Fazer pausas durante a jornada de trabalho é necessário. Algumas pessoas acreditam que parar de trabalhar por cerca de 5 minutos é perda de tempo, mas o intervalo é importante para a sua cabeça! Utilize esse tempo para ir ao banheiro, beber água ou apenas levantar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorComo escolher uma boa distribuidora de alimentos
Próximo artigoOs Novos Mutantes ganha teaser com novas cenas