Variedades

Sarau será cenário de documentário sobre a diversidade de expressões artísticas em Cuiabá

3 minutos de leitura
Sarau será cenário de documentário sobre a diversidade de expressões artísticas em Cuiabá
Sarau Artistas Pela Paz (Foto: Junior Silgueiro)

Novo abrigo para a arte independente em Cuiabá, o Espaço Mosaico recebe na próxima sexta-feira (14) mais um Sarau “Artistas Pela Paz”, a segunda edição de um ato artístico que traduz o desejo por uma sociedade mais igualitária. Com o tema “Águas”, a festa, no coração da cidade, começa às 19h30, e será registrada com propósito especial. A entrada, que trabalha com valor sugerido, é de R$ 10.

Reunindo a diversidade de expressões culturais, assim como faz a pesquisadora e realizadora Maria Thereza Azevedo em seu novo trabalho audiovisual, desta vez o encontro também se transforma em cenário para “As Cores Que Habitamos”. “É um filme sobre Cuiabá que trabalha a diversidade das pessoas que habitam a cidade”, conta Marithe, diretora, roteirista e uma das idealizadoras do movimento “Pelo Direito de Existir, Artistas Pela Paz”.

Marithe Azevedo (ao centro) é uma das idealizadoras do Sarau Artistas Pela Paz (Foto: Junior Silgueiro)

O projeto encontrou identificação no propósito do sarau que dará as imagens complementares para o documentário. É que para registrar Cuiabá em suas diversas identidades, Marithe se debruçou no estudo de “núcleos” culturais, como as várias etnias indígenas dos entrevistados, a comunidade do bairro Araés que já foi quilombo, bem como as representações da cultura e religiosidade africana, o universo feminino da dança circular e agora, dos músicos da noite.

“Fui tentando mapear a cidade pelos caminhos que levam a cada um desses núcleos e durante as conversas, muito mais conduzidas pelos personagens do que por mim, notei que todos mostram ter alguma relação com a água. Seja pela cidade que nasce do rio, pelos poços que unem as pessoas ou em referência a Oxúm rainha da água doce”, revela a diretora. Por isso o tema da edição.

Junto a Amauri Lobo, Nara Lobo e Vera Capilé, Marithe também é responsável, portanto, pela curadoria da programação da 2ª edição do Sarau “Artistas Pela Paz”, que contará com atrações da música, literatura, artes plásticas e audiovisual.

Além dos anfitriões, se apresentam Estela Ceregatti e Jhon Stuart, Hendson Santana e Azul e Lígia da Silva e DJ Taba, acompanhados de MC’s e slammers, poetas da literatura falada. O evento também terá declamação da escritora Divanize e performances de Luiz Renato, Daniele Leite, Éverton Brito, DDC, Vinícius dos Santos, Thereza Helena, Juçara Naccioli e Coletivo Maria Taquara.

Performance de Lucas Koester na 1ª edição Sarau Artistas Pela Paz (Foto: Junior Silgueiro)

No audiovisual, Junior Silgueiro marca presença com projeção de fotos e Einstein Hawking com projeção de vídeos. Representando as artes plásticas, o sarau também recebe o Bistrô Pai e Mãe, instalação de Ruth Albernaz e Rosylene Pinto, com escultura ao vivo.

Com a inserção destes artistas na narrativa, “As Cores Que Habitamos”, que está em processo de montagem, deve ser lançado no primeiro semestre de 2019.

O Espaço Mosaico está localizado na Rua Mal. Floriano Peixoto, 512, bairro Quilombo. Mais informações pelo (65) 99695-8004.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes