Saneamento também é saúde

Iguá Saneamento destaca os benefícios do setor no combate a doenças no Dia Mundial da Saúde

(Foto: Arquivo)

Cuiabá, 07 de abril de 2021 – Com a pandemia, a necessidade do cuidado constante de higienização ressaltou mais um papel essencial da água: o enfrentamento de doenças. Por isso, neste Dia Mundial da Saúde, a Iguá Saneamento explica como a água e o esgoto tratados reforçam o combate às enfermidades.

Ao fornecer água de qualidade e dar o destino correto ao esgoto, o serviço de saneamento básico afasta riscos de desenvolvimentos das doenças de veiculação hídrica, como diarreia e gastroenterite, que ainda afetam grande parte da população mundial.

Estima-se que, anualmente, cerca de 829 mil pessoas morrem de diarreia no mundo, segundo relatório apresentado em março de 2021 pelo esforço interagencial ONU-Água. A doença também é a segunda causa de morte entre as crianças menores de 5 anos no mundo, segundo levantamento feito em 2017 pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, as doenças de veiculação hídrica foram responsáveis por 230 mil internações no Sistema Único de Saúde em 2018, de acordo com o DATASUS.

No Brasil, 83,7% da população tem acesso à rede de água e 54,1% contam com coleta de esgoto, aponta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2019). A Iguá tem o compromisso diário de combater essa realidade e vem trabalhando para ampliar o acesso da população ao saneamento no país até 2030.

Falando especificamente da saúde de nossos clientes, acompanhamos de perto os índices de qualidade da água e esgoto que coletamos e tratamos. Em quatro anos de operação, na Capital, já foram realizadas mais de 750 mil análises de controle de qualidade. Em março, revisitamos nosso plano estratégico de sustentabilidade, traçamos metas ambiciosas para atingirmos o objetivo, que, na essência, é levar qualidade de vida para os cuiabanos por meio de um serviço de saneamento consistente e bem planejado”, explica William Figueiredo, diretor geral da Águas Cuiabá.

Combate à Covid-19

Além disso, o cenário agravado pela pandemia também exige atitudes imediatas. Por isso, desde o início de 2020, a Iguá vem realizando ações para apoiar o combate ao Covid-19 nos 37 municípios em que está presente. A empresa suspendeu a interrupção de fornecimento de água em casos de atraso no pagamento de faturas, realizou a distribuição de 362 mil sabonetes para população em situação em situação de vulnerabilidade social e doou cerca de 20 mil toneladas de hipoclorito de sódio e de cálcio para produção de desinfetante e higienização de espaços públicos.

Há um ano, a companhia também aderiu ao movimento #NãoDemita, implementou o teletrabalho e adota medidas para garantir a segurança de seus colaboradores que precisam continuar em campo para garantir o fornecimento de água com qualidade aos consumidores da Iguá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCRECI/MT manifesta apoio ao PL que trava índice de reajuste de aluguel
Próximo artigoObras de esgotamento sanitário chegam ao Jardim Universitário