Cidades

Saberes populares e plantas medicinais podem ser aliados contra a covid-19

Cartilha feita por professores e estudantes da UFMT reúne os hábitos e saberes populares com o conhecimento científico

2 minutos de leitura
Saberes populares e plantas medicinais podem ser aliados contra a covid-19
(Foto: Divulgação)

Jatobá, alecrim, eucalipto, moringa, erva-de-santa-maria… A lista com as ervas e plantas medicinais usadas pelas comunidades tradicionais de Cuiabá é extensa. Alinhados aos conhecimentos científicos, os saberes e hábitos de comunidades tradicionais podem ser aliados contra a covid-19.

Essa a ideia de uma cartilha desenvolvidas por professores es estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O trabalho reúne dados sobre as principais plantas medicinais e hábitos de saúde de comunidades tradicionais da Grande Cuiabá. O guia com as plantas e ervas medicinais é um aliado e contribui para melhorar a imunidade durante a pandemia.

A cartilha “Como posso aumentar a minha imunidade em tempos de Coronavírus” aborda o manejo, a higienização, prós e contras e preparo de plantas . Além disso, traz uma checagem de “fake news” sobre cada uma dessas ervas.

LEIA TAMBÉM

As propriedades medicinais e características nutricionais de alimentos tipicamente utilizados na culinária cuiabana, como banana, mandioca e cúrcuma também são detalhados na pesquisa.

O trabalho foi feito em conjunto com profissionais das Unidades Básicas de Saúde nas comunidades de Nossas Senhora da Guia e do Aguaçu.

(Foto: Divulgação)

“O que identificamos é que muitas famílias utilizam plantas da região, além de rezas e benzeções, em sua cultura de hábitos de saúde”, explica um dos tutores do programa, professor Neudson Johnson Martinho.

O resultado da pesquisa faz parte do projeto de extensão “Autocuidado, ações interprofissionais para promoção de saúde em comunidades tradicionais”.

A cartilha com todas as informações pode ser acessada, clicando aqui.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes