Cuiabá

Ruas mais vazias: multas por excesso de velocidade crescem 72% na quarentena

Somente em abril foram emitidas 9.061 multas a motoristas que trafegaram por Cuiabá sem respeitar o limite de velocidade

2 minutos de leitura
Ruas mais vazias: multas por excesso de velocidade crescem 72% na quarentena
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O volume de multas por excesso de velocidade aplicadas em Cuiabá aumentou 11,7% durante os dias mais restritivos da quarentena. A situação mais comum foi o flagrante de motoristas que dirigiam até 20% acima da velocidade permitida.

Um relatório da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) contabilizou 13.237 infrações por excesso de velocidade na Capital apenas em março e abril. E a curva foi ascendente também na comparação entre esses meses.

O mês passado acumulou, somente em uma modalidade, o total de infrações verificadas  em março. Conforme a Semob, em abril foram emitidas 9.061 multas a motoristas que dirigiram pelas ruas sem respeitar o limite de velocidade.

Eles foram flagrados em velocidade média de 48 km/h em pista cuja máxima seria até 40 km/h e em 72 km/h em pista de 60 km/h.

No mês anterior, o volume desse mesmo tipo de penalidade foi de 2.954 (-67%), lembrando que a maior parte de março foi atravessada sem o decreto de isolamento social. O regime entrou em vigor a partir do dia 20.

Os números de abril também são maiores na comparação com 2019. No mesmo mês do ano passado, a Semob aplicou 5.262 multas a motoristas que cometeram a mesma infração. O aumento em 2020 foi de 72%.

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Infratores mais velozes

A Secretaria de Mobilidade Urbana também classifica a infrações de velocidade para as ocorrências acima de 20% e 50% do permitido em cada avenida.

Neste ano, elas somaram 1.222 ocorrências, também durante os dias em que houve menor circulação de pessoas pelas ruas. Mas, neste caso, o número foi 10% abaixo do registrado em 2019.

Em março e abril do ano passado, foram aplicadas 1.357 multas.

Ainda conforme a Semob, em outro levantamento, o fluxo de circulação de carros por Cuiabá caiu 50% durante os 40 dias em que vigorou o decreto de restrição quase total de pessoas nas ruas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes