Rua histórica de Cuiabá ganha revitalização nas redes de água

Feliciano Galdino recebe modernização no abastecimento e beneficia diretamente mais de 400 habitantes; melhoria na infraestrutura se estende a quem transita pela via

Ruas e bairros contam a história de uma cidade. Ao se pensar as características de cada região, muitas vezes, torna-se surpreendente descobrir os ‘causos’ que os nomes das ruas podem revelar. A Rua Feliciano Galdino, que já foi conhecida popularmente como Beco do Taquaral e também Travessa do Limoeiro, traz consigo narrativas de moradores e comerciantes que deixariam a população cuiabana curiosa em relação às mudanças que ocorreram por ali. Em 2020, o que era histórico, ganha mais uma transformação: a concessionária Águas Cuiabá, empresa pertencente ao Grupo Iguá, modernizou as redes de abastecimento e a via pública foi beneficiada com uma ampla revitalização.

Feliciano Galdino, professor, jornalista, político e escritor, movimentou o meio literário no início do século passado. Foi em virtude dos seus escritos, ações pela educação e política, que surgiu o título em sua homenagem. O filho ilustre divide o espaço com “anônimos”, num pedacinho marcado pelo orgulho da identidade cuiabana raiz, que não sucumbe ao passar dos tempos.

Quem revela um pouco sobre como foram as transformações na Rua é o senhor Ivo Gomes, morador do bairro Porto “de tchapa”. “Eu nasci aqui, esquina da Rua 13 de Junho com a Feliciano Galdino. Inclusive conheci o professor, muito boa gente! Minha vida toda é contada por essas ruas, vi essa rua ganhar três nomes e há muito não via uma valorização como essa no bairro. O trabalho ficou muito bom. Se antes eu tinha que desviar por outros caminhos, agora, ainda que rapidinho, eu dou uma passadinha por aqui para fazer meus afazeres no comércio”.

As obras desenvolvidas na localidade possibilitaram a instalação de aproximadamente 800 metros de novas adutoras (tubulações de maior porte). As novas estruturas seguem os padrões do saneamento na atualidade e estão contempladas no programa de modernização para o fornecimento de água na área central da cidade. Ao menos 50 profissionais são responsáveis por conduzir os trabalhos de melhorias das redes.

De acordo com o gerente de investimentos da Águas Cuiabá, Kenon Oliveira, o objetivo atingido é melhorar o abastecimento de água aos moradores e comerciantes da Rua Feliciano Galdino, uma antiga reivindicação cuja conquista foi possível, principalmente, em virtude da priorização do calendário de obras. “Buscamos olhar as necessidades de cada cliente e atendê-las com excelência. Neste sentido, estamos felizes em comprovar que a modernização das estruturas está melhorando, diretamente, a qualidade de vida de mais de 400 pessoas”, observa. “A substituição das redes de amianto por novas estruturas, mais apropriadas ao transporte de água, mais resistentes e duradouras, nos leva a mais um passo no compromisso de abastecer a população cuiabana com a maior e melhor eficiência operacional”.

Para o empresário Anastácio Teles, conhecido entre os fregueses como Ceará, a transformação possibilitou ainda mais movimento ao estabelecimento da família, uma mercearia. Nas palavras dele, foi importante aguardar a conclusão das mudanças.

“Considero o período de obras como um percalço necessário, pois se as redes antigas complicavam o abastecimento, com essas novas, temos a certeza do serviço prestado. A equipe da Águas Cuiabá inclusive já esteve aqui após as melhorias. É gratificante acompanhar o trabalho e reconhecimento da nossa região”.

Saúde dos trabalhadores – As obras de revitalização da rede de abastecimento, realizadas ao longo de seis meses pela companhia de saneamento da Capital, seguiram os protocolos de saúde e exigências dos decretos relativos à pandemia do novo coronavírus. “Nossos profissionais estiveram concentrados na execução desses trabalhos. Priorizamos nossa rotina para entregar um sistema de abastecimento que garantirá mais disponibilidade e eficiência na distribuição de água aos moradores da região do Porto. Esse é o resultado do trabalho de uma equipe muito dedicada, que mesmo diante da pandemia, não mediu esforços para levar um serviço de qualidade aos moradores da região”, aponta Kenon Oliveira, da Águas Cuiabá.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolítica pública que funciona
Próximo artigoAeroportos esperam aumento do movimento no feriado de Finados