Roubaram meu auxílio emergencial, e agora?

O advogado criminalista Levy Rabone explicou um pouco mais sobre o golpe, que é um crime de estelionato contra a administração pública

Nem todos os brasileiros tem conseguido receber o auxílio emergencial do Governo Federal criado por causa da pandemia de coronavírus com facilidade. Muitas pessoas estão sofrendo golpes ao terem seus CPFs utilizados por terceiros para sacar os R$ 600 ou R$ 1200.

O LIVRE noticiou os casos de algumas vítimas (leia abaixo) e convidou o advogado criminalista Levy Rabone para explicar um pouco mais sobre o golpe e orientar os beneficiários o que pode ser feito após descobrir que se tornou uma vítima do golpe.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

29 COMENTÁRIOS

    • Olá, Josilene. Tudo bem? No final da reportagem tem quatro matérias sobre casos de pessoas que tiveram o auxílio roubado. Desça um pouco a tela após o vídeo e clique nos links após o “leia também”.

  1. Li vários casos onde as pessoas tiveram suas contas do Caixa Tem invadidas e seus dados trocados (e-mail e telefone) e valores debitados e ou pagamento de boletos, pois muitos estavam esperando a data para saque e transferencia. Na grande maioria já tinham recebido a primeira parcela, mas ao tentar sacar a segunda parcela não conseguiram acessar o App por terem seus dados alterados e senha. Uma coincidência é o servidor de e-mail utilizado para o golpe, são e-mails descartáveis (como Yopmail e emailna), esses que expiram com o tempo.
    Fiou claro que o sistema da Caixa é falho e fácil de acessar as informações, ou tem alguma especie de ajuda.

    Quando o usuário tenta alterar novamente os dados, para quem tem o mínimo de conhecimento, é impossível conseguir fazer tal alteração, o sistema esta sempre fora do ar, telefone de contato sempre ocupado, ou seja, tem que provar que você é você mesmo, algo inaceitável, pois quem realmente precisa não tem tanto recursos para isso.

    A posição dos órgãos de fiscalização deveriam ser mais efetivos neste caso, assim como as pessoas deveriam registrar as ocorrências e reclamações.

    Enfim seria interessante ter uma nova reportagem questionando a Caixa sobre essa falha no sistema de segurança onde se tem fácil acesso em dados pessoais e em altera-los para ter acesso ao valor do auxilio emergencial.

    Grato

    • Bom dia! Aconteceu comigo ontem dessa forma.Fiz boletim na polícia federal e no denunciei a caixa para o ministério público e processei a caixa também.Meus dados não estão protegidos nessa instituição pois bandidos mudaram tudo meu, email e telefone.

      • Boa Vania. Vou fazer um ação contra a CEF também. Falta de proteção dos nossos dados. Que absurdo isso. Inventaram um app só pra facilitar fraude. Deviam ter deixando como estava, mas esse é o retrato do nosso país. E agora como ficam as contas?

    • Pura verdade isso . Porem o da minha vo des que eles crio o caixa tem pra ela já esta com o e-mail E senha que eu nunca vi . Dês de entao estamos na luta pra muda e não conseguimos . Ela recebeu a 1 parcela certinho porem essa segunda que foi debitada no caixa tem dia 26 de maio . E so poderia fazer o saque dia 12 de junho . Hoje . Porem ela chegou la já não avia mais nada , aliás tinha 3 reais . Foi feito um pagamento dia 8 do 6 de 596.99 centavos . Inacreditável isso . Estou chocada pois ela precisa tanto desse dinheiro

  2. o meu auxilio foi creditado em uma conta da caixa que abre para todos automaticamente porem seria transferido para uma conta que tenho no banco do brasil no dia 06/06 mas quando fui sacar nao tinha nada fui na caixa e fui comunicado que o mesmo foi transferido para uma conta do mercado pago no dia 03/06 ou seja nao tinha mais nada para sacar o email que utilizaram para retirar so tinha numeros e duas letras ou seja falha do sistema da caixa porem so foi feito uma contestação e pediran pra aguardar 10 dias que vao me ligar masnao to confiante mais não acho que as vitimas desses golpes perderam mesmo.

  3. Eu tive meu auxilio emergencial roubado pelo app Caixa Tem, o que posso fazer?
    Não posso sair de casa para ir ate o banco, nem delegacia, e estou desesperada porque preciso dele!

  4. Também tive meu auxilio roubado através do Caixa Tem, quando coloquei minha senha, não entrou. Então cliquei em recuperar senha e foi direcionada para um e-mail que não é o meu. Preciso saber como proceder, uma vez que estou tentando ligar para o telefone (3004-1104 opções 2,4,2) da Caixa Tem e não consigo acesso. Fica pedindo para aguardar e uma única vez que fui atendida a pessoa não pode ajudar pois caiu no canal de correntista da caixa.

  5. Meu cunhado também foi vítima dessa quadrilha. O auxilio dele foi usado no aplicativo caixa tem para fazer o pagamento de um boleto no valor de 600,00 reais. ou seja o valor do auxilio os ladrões cadastraram um email com alguma informação do tipo emailna. Fico decepcionada com uma intituição financeira dessa que deixa esse tipo de coisa acontecer. E como sempre quem fica no prejuizo é a população de bem. Se fosse ao contrário logo a Caixa arrumava um jeito de pegar o seu de volta.

  6. O meu auxílio emergêncial também foi roubado e a funcionária da caixa disse q foi pago um boleto de alguém e sobrou 32 reais q foi transferido pra minha conta a moça da caixa disse pra mim fazer um B.O e levar pra contestação da Caixa econômica federal o problema q as delegacias não está fazendo B.O e online demora pra eles mim da resposta pra mim imprimir e levar até a Caixa econômica e eu não sei o que fazer

  7. Estou no cadastro único da minha mãe porém não moro mais com ela e nem falo com ela , ela recebeu 1.800 e não me deu os meus 600 o que eu tenho que fazer ? Vou ficar sem receber ?

  8. Minha namorada tbm foi roubada pelo app caixa tem. A primeira parcela foi paga normalmente na conta dela da caixa. Ai a segundo a caixa nao depositou e fizeram um cadastrono nome dela na no app caixa tem e pagaram dois boletos com o auxilio dela.

  9. Também cai no golpe do app! Apaguem o app da Caixa Tem e qualquer outro app da Caixa. Fiz a reclamação na Caixa e pediram para esperar até 10 dias, mas nada até agora! Preciso do dinheiro para pagar contas! Também fiz um BO na delegacia eletrônica, mais algum lugar pra reclamar???

  10. Aconteceu comigo tambem recebi a primeira parcela direitinho mas a segunda parcela que foi transferida para o aplicativo fizeram login e senha com o meu cpf e não tenho mais aceso agora vai sair a terceira parcela e nada resolvido uma vergonha isso ESTAMOS SENDO ROUBADOS NÃO PODEMOS FICAR CALADOS ELES TEM QUE TOMAR PROVIDENCIAS

  11. Recebi apenas a primeira parcela, que entrou direto na minha conta poupança da Caixa.
    Para receber a segunda parcela, eu deveria fazer um cadastro no app Caixa Tem.
    Quando fui fazer PELA PRIMEIRA VEZ meu cadastro para receber a segunda parcela.
    Já havia cadastro feito com meu CPF, quando tentei recuperar o acesso, eles mandam um link para
    um email o qual eu nao conheço. que é : RIB***[email protected]

  12. Os beneficiários lesados devem se dirigir apenas a uma agência da Caixa Econômica Federal para iniciar o processo de contestação de movimentação em conta e receber eventual ressarcimento.

    As informações desse processo de contestação serão oportunamente compartilhadas com a Polícia Federal para fins de investigação de eventuais crimes ocorridos. Caso haja necessidade de esclarecimentos adicionais, a Polícia Federal entrará em contato com o beneficiário através dos dados informados no processo de contestação realizado pela Caixa.

  13. Olá, tive a segunda parcela do meu auxilio utilizada por estelionatário para pagar uma compra pelo AME no valor de 600,00. Fizeram um cadastro no caixa tem e colocaram um email q não é meu! Fui na caixa, fiz a contestação e pediram para aguardar 10 dias, porém até agora nada. Obs: já faz 10 dias!!!

  14. Esse app deveria chamar “Caixa Tem Roubo”A primeira parcela deu certinho caiu direto na conta ai Inventaram esse app LADRÃO para a segunda parcela do auxilio meu pai teve o auxilio Roubado.Gostaria de conhecer o idiota que inventou esse app onde põe somente o nome da pessoa e o CPF o resto email e numero de telefone a pessoa pode colocar qualquer um e claro que iriam roubar ,nome e CPF dependendo acha ate na internet muito tonto quem inventou esse app.Meu pai fez contestação e voltou la na caixa disseram para ele que nao ouve indícios de roubo kkkkk,ai falaram que o dinheiro foi gastado em a padaria Pao divino agente nunca ouviu falar dessa padaria nem na nossa cidade tem.Resultado Ele entrou com uma segunda contestação.

    • E depois de ter feito a contestação, seu pai conseguiu acessar o aplicativo do caixa tem? conseguiu criar um novo email? Porque estou na mesma situação… tudo igual o q aconteceu com seu pai, só que o meu usaram o valor para comprar no AME… Eu tento acessar o aplicativo fala q o cpf ja esta cadastrado… claro q esta o estelionatário cadastrou com outro email…

  15. ta acontecendo isso no meu email. meu auxilio ja esta na conta online. o que fazer?

    Login Caixa
    ter., 30 de jun. 18:34 (há 4 dias)
    para mim

    Alguém criou uma conta Login Caixa com este endereço de e-mail. Se foi você, clique no link abaixo para verificar o seu endereço de email

  16. Eu também cai no golpe! A primeira parcela veio certinha em uma conta poupança, meu único contato era o celular para conseguir receber a senha. A segunda parcela não entrava na conta, entramos e descobrimos que haviam cadastrado um e- mail e receberam a segunda parcela. Agora me falem, como é que eu já estando recebendo em uma conta eles depositam a segunda parcela em um e-mail sem nem mandar notificação para o número do celular cadastrado??? Fui roubada como mtos outros brasileiros que estão precisando mto do auxílio. E outra coisa, isso pelo jeito já faz algum tempo que está acontecendo, como a Caixa não toma providências para deixar o site mais seguro??

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui