Rotina fitness após a covid? Pacientes que se curaram contam como recomeçar

Os sintomas de falta de fôlego e fadiga podem acompanhar os curados por um bom tempo, após a recuperação

(Foto: Freepik)

Quem contraiu a forma leve da covid-19 pode voltar a praticar atividades físicas após passados sete dias sem sintomas. Mas retomar essa rotina pode não ser tão simples assim. Médicos recomendam que a prática com apenas 50% da intensidade e volume e há uma razão.

É possível que as sequelas da doença – mesmo para quem teve um quadro leve ou moderado de sintomas – durem semanas ou até mesmo meses após a cura. Elas incluem fadiga, tontura, confusão mental, dores de cabeça e até falta de ar.

O blog de fitness Adidas Runtastic conversou com duas usuárias de seus serviços que tiveram covid-19 e contaram como foi a retomada das atividades que estavam acostumadas.

Amélie e Bárbara praticavam corrida e tiveram a forma leve da doença. O principal sintoma que se manifestou (e ficou após a cura) foi a fadiga. Com a retoma dos treinos, elas notaram a falta de fôlego para fazer o que estavam acostumadas.

Não foi pelo tempo paradas durante a quarentena. Amélie voltou a correr um mês após a doença. Bárbara fez isso antes, cerca de 15 dias após a alta médica.

Enquanto Amélie notou que seus 10 quilômetros, duas vezes na semana, se transformaram cinco, com muito esforço, Bárbara iniciou pelas caminhadas e aulas de yoga. Ambas relataram falta de fôlego e a impressão de que nunca haviam corrido na vida.

Para quem passa pela mesma situação, além da recomendação de começar devagar, os especialistas sugerem inserir mais dias de descanso na rotina de treinos e reforçar a alimentação, com um foco em manter a imunidade do corpo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJuíza manda prefeitura criar mais 10 pontos de vacinação em Cuiabá
Próximo artigoPrefeitura de Cuiabá prorroga pagamento do IPTU 2021