Cidades

Rondonópolis: Prefeito impõe toque de recolher e avalia lockdown

Município registra aumento de contaminação e diz que enfrenta dificuldades para receber vacinas do governo do Estado

2 minutos de leitura
Rondonópolis: Prefeito impõe toque de recolher e avalia lockdown
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

O prefeito de Rondonópolis (225 km de Cuiabá), José Carlos do Pátio (Solidariedade), assinou decreto que impõe o toque de recolher no município a partir no período das 21h às 5h. A decisão foi tomada em conjunto com o Comitê de Gestão de Crise na quinta-feira (27).

“A situação está se agravando no município de Rondonópolis. Vamos fechar todo o comércio a partir das 20h e no feriado vamos fazer lockdown”, declarou o prefeito.

O comércio em geral poderá funcionar das 5h às 20h de segunda a sábado e aos domingos das 5h às 12h. Nos feriados, o comércio deverá permanecer fechado para reduzir circulações e impedir aglomerações de pessoas.

Hipermercados, atacadistas, supermercados, mercados, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, açougues, feiras livres e padarias, de segunda a domingo das 5h às 20h, com restrição de uma pessoa por família.

Restaurantes, lanchonetes, trailer de lanches, cafés, pizzarias e congêneres poderão funcionar das 5h às 20h de segunda a sábado e aos domingos das 5h às 14h, respeitando a capacidade máxima do local de 30%, sendo vedado o funcionamento aos feriados. Fica autorizado o drive thru e retirada até às 20h45 e o delivery até as 23h59. Som ao vivo nos bares, restaurantes e congêneres será permitdo até às 20h.

O estabelecimento que for autuado por não respeitar as medidas de segurança estabelecidas no decreto serão interditados pelo período de sete dias.

As igrejas, templos e congêneres poderão realizar os cultos e missas de segunda a domingo das 5h às 20h, respeitando a capacidade de 30%.

Lockdown não descartado

O prefeito Zé do Pátio declarou que não está descartada a possibilidade de um lockdown, que é a interrupção das atividades econômicas, mantendo apenas serviços essenciais, para evitar o aumento de contaminados pela Covid-19.

A medida extrema, conforme o prefeito, pode ser decretada pelas dificuldades enfrentadas em receber vacinas, o que aumenta ainda mais o colapso da saúde pública.

“A situação está muito grave. Também recebemos uma informação que há dez dias não recebemos do Governo do Estado vacinas. Se até terça-feira piorar nós vamos optar pelo lockdown”.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, Rondonópolis já registrou 28.945 casos de coronavírus desde o reconhecimento da pandemia do coronavírus em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Destes, 27.008 conseguiram recuperação. Já foram registradas 779 mortes e atualmente 157 pessoas estão internadas em decorrência da Covid-19. O município tem população estimada em 232.491 habitantes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes