Variedades

Road movie rodado na estrada de Chapada estreia em agosto no Sesc Arsenal

4 minutos de leitura
Road movie rodado na estrada de Chapada estreia em agosto no Sesc Arsenal
Ella Nascimento e Álamo Facó são protagonistas de Maurício Pinto (Foto: Reprodução/O Livre)

A bela paisagem da estrada que liga Cuiabá a Chapada é coadjuvante do road movie em curta-metragem Pandorga, prestes a estrear em Cuiabá. Com um envelope que ditará os rumos do futuro, um casal parte rumo ao mirante onde ele será aberto. As reflexões e acontecimentos que se desenrolam pelo caminho conduzem os protagonistas para a reconstrução de sua história. Ou não.

Mas é claro, o roteirista e diretor do projeto, Maurício Pinto, mantém em segredo o desfecho da história que se desenvolve a bordo de um Corcel vermelho. Pelo menos para a plateia cuiabana. O filme que estreou em maio na mostra audiovisual do Amazônia das Artes, do Sesc, em Palmas, e chega hoje a Boa Vista (RR), estreia por aqui no dia 08 de agosto, com exibição gratuita, às 18h45, no Sesc Arsenal.

Maurício, que já tinha experiência em produção e assistência de câmera em outros filmes, estreia na direção com este trabalho. “Dessa experiência fica uma grande lição. É marcante o fato de que um projeto cinematográfico demora para ser gerado. Leva-se alguns anos para amadurecer, depois vem a pré-produção com alguns meses de antecedência até culminar na gravação que neste caso, ocorreu durante cinco dias. E claro, tem ainda a pós-produção, circulação. Há uma grande parte do filme que não aparece na tela”. Segundo ele, o filme de 17 minutos é quase que todo filmado dentro do carro. A Monkey Filmes é parceira na empreitada.

Na produção, alguns de seus anseios foram contemplados. “Desde o início pensei em ter a Ella Nascimento no elenco. Queria uma atriz negra e queria Ella”. Ao que parece, orientado por suas inclinações pessoais e histórico de militância, mirou seus esforços para contribuir com a ampliação do protagonismo negro no cinema. A atriz que integra o elenco da novela O Segundo Sol, se empolgou com o projeto.

“A Ella foi de uma generosidade ímpar, fora o talento que ela tem. O Álamo Facó também foi incrível. Os dois se integraram perfeitamente ao projeto, além de terem sido muito espontâneos na interpretação dos personagens. Acessíveis, atenderam ao meu chamado para colaborar com a construção dessa história”, conta.

O diretor aparece aqui entre os artistas Ella Nascimento e Álamo Facó, que dão vida aos personagens Thaís e Túlio

Pautado por valores pessoais, ele quis compartilhar essa vivência com todos – da equipe técnica e de apoio aos atores. “Eu quis criar um ambiente onde as pessoas se sentissem muito confortáveis e o resultado é um filme colaborativo que ganhou mais vulto com as sugestões de todos”. Ainda no elenco, destacam-se as atuações de Romeu Benedicto e Tatiana Horevicht.

De maneira lúcida, Maurício pondera que para se comunicar com o grande público é preciso ouvir as impressões de quem está inserido no processo, de quem olha de perto e de quem observa a movimentação. “Sem contar que este é um filme feito com recurso público. É a grande massa que está pagando por ele”. O filme foi selecionado no edital Procine da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá.

O primeiro trabalho como diretor explora as memórias afetivas de Maurício, como o trajeto, as duas cidades interligadas pela história do curta e até mesmo, o carro escolhido: um corcel vermelho.

“Eu queria muito que o filme fosse gravado dentro de um corcel. E olha a surpresa. Quando o filme já estava gravado, meu pai me contou uma história que até então eu desconhecia. Ele disse que quando eu estava prestes a nascer, colocou minha mãe no carro que ele tinha e ambos saíram de Várzea Grande rumo a Cuiabá. ‘Na boleia de um corcel azul’”, se diverte.

O projeto do filme nasceu em 2015 em uma conversa. O amigo Augusto Krebs – que inclusive assina a trilha sonora – provocou Maurício, dizendo que seria interessante um road movie na estrada de Cuiabá para Chapada. Outro amigo, Wellington Cunha o estimulou a inscrever os projetos em editais. Antes, Maurício apresentou o roteiro durante uma consultoria para cinco roteiros. Pandorga começou a ser aprimorado a partir daí e inscrito no edital da Prefeitura, foi selecionado. E o resultado a gente confere no dia 08. Dá para confirmar presença e obter mais informações no evento criado no Facebook.

Confira trailer:

YouTube video

Confira teaser de divulgação com comentários da equipe:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes