Cidades

Relógio que fará contagem regressiva dos 300 anos começa a ser instalado

2 minutos de leitura
Relógio que fará contagem regressiva dos 300 anos começa a ser instalado
Foto: Luiz Alves (Secom-Cuiabá)

A Prefeitura de Cuiabá começa a instalar o novo relógio totem de 16 metros de altura que fará a contagem para o tricentenário da Capital. A estrutura faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Município, visando a revitalização da Avenida Mato Grosso e está sendo construído no entroncamento com a avenida Tenente Coronel Duarte. A fixação da armação metálica deu início ao processo.

Com a conclusão prevista para o próximo domingo (22), o plano de trabalho prevê a realização das grandes atividades durante o período noturno e as de pequenas dimensões, como a parte de serralheria, ao longo do dia. Dessa forma, além de minimizar os impactos no trânsito na região, a medida garante também total segurança aos trabalhadores, visto que, as avenidas estão entre as que possuem os maiores fluxo de veículos na cidade.

Para a jornada desta sexta-feira (20) está planejado o início da colocação dos painéis de LED, que servirão tanto para a contagem regressiva dos 300 anos quanto para a transmissão de campanhas de interesse público e exploração publicitária, por parte da empresa vencedora do Chamamento Público realizado pela Secretária Extraordinária dos 300 Anos. Os trabalhos no local começam sempre a partir das 20h e seguem até o início da manhã do dia posterior.

Findada a etapa de instalação das telas, a equipe passará a atuar na parte de cobertura da estrutura metálica com as placas de alumínio compostos, conhecidas como ACM, dando o formato de viola de cocho ao totem, conforme antecipado no projeto arquitetônico. A preferência pela utilização do ACM, em detrimento de outros modelos de materiais, foi feita por conta da resistência que ele oferece ao sol e à chuva.

Revitalização

A instalação do relógio dos 300 anos faz parte do pacote de intervenções que estão sendo efetuadas na Avenida Mato Grosso. A via está passando por um completo procedimento de reestruturação, onde todo o concreto do canteiro central será substituído por grama, Ipês, e outras espécies de plantas. Também será melhorada toda a iluminação, com a instalação de lâmpadas de LED. Neste momento, um grupo de operários trabalha, com o auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão, na remoção do concreto.

Coordenado pela Sec 300, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a obra recebe o investimento aproximado de R$ 700 mil. Todo o recurso para construção do relógio e revitalização do canteiro, bem como para manutenção durante os próximos três anos, está sendo aplicado pela empresa vencedora do Chamamento Público.

(com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes