Releitura de Jardim do Éden compõe acervo de museu cuiabano dedicado à arte cristã

Museu cuiabano é o primeiro dedicado ao gênero, no país. Saiba mais

Obra da artista Rubi Reolon integrou exposição na capital do Brasil

A capital mato-grossense abriga um espaço pioneiro em todo o Brasil. Trata-se do Museu de Arte Cristã Contemporânea de Cuiabá, o Sic Bartão.

Na semana passada, uma das peças do acervo, o Jardim do Éden, da artista plástica Rubi Reolon, foi alvo dos olhares atentos dos participantes da Conferência Global Paz sem Fim, realizada em Brasília.

Estas e outras peças foram incorporadas ao acervo pela idealizadora do museu, a pesquisadora Aline Bortoli. O espaço montado por ela na capital mato-grossense, é uma galeria de arte, mas também, um museu itinerante.

“A arte cristã está além da questão religiosa ou de igrejas, é uma arte que faz parte da história da humanidade. Mas este olhar contemporâneo para Jesus, como está sendo elaborado pelos artistas?”, provoca a estudiosa das artes que vêm descobrindo artistas autênticos e criativos em todo o país. Rubi Reolon é uma delas.

Instalação do museu de arte cristã contemporânea, na Conferência Global em Brasília, foi um dos mais visitados

Na obra Jardim do Éden, Rubi quis provocar um questionamento sobre a atualidade a partir de alguns elementos delineados. O lago, por exemplo, tem a vocação de refletir as profundezas do ser humano, em que há sempre um reflexo na conexão com o divino relevando suas forças.

A estrutura metálica contida no quadro pretende instigar o espectador sobre quais são suas amarras, seus traumas que muitas vezes impedem o reencontro com o mundo interior.

“Meu objetivo é a partir do belo tocar as pessoas, fazê-las refletir, apurar o olhar para uma reconexão ao que mais importa, a nossa essência”, pontua a artista que inseriu entre os pássaros de seu Jardim, o colhereiro e o tuiuiú, espécies emblemáticas do Pantanal.

Rubi Reolon montou a instalação que abrigou a obra

Saiba mais detalhes sobre o museu. Siga @sicbartao nas redes sociais

O museu fica na Avenida dos Florais, 678, Florais (6,01 km), em Cuiabá. Informações: (65) 98117-6891

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorServidores de VG recebem em dia
Próximo artigoCarro bate em proteção de ponte, pega fogo e duas pessoas morrem