Reforma da Previdência: Neri Geller diz que o problema não é o “centrão”

Para líder da bancada de MT, posições contrárias do próprio governo prejudicam tramitação

Neri Geller preferiu não comentar (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Líder da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, o deputado federal Neri Geller (PP) defende que deputados e senadores aprovem o projeto da reforma da Previdência conforme ele foi enviado pelo governo federal. Para o parlamentar, nem mesmo as previsões para a aposentadoria rural devem ser alteradas. O progressista defende que as eventuais mudanças necessárias só sejam feitas depois que a proposta estiver aprovada.

Neri Geller lembra que o texto do governo já tem quase 280 emendas – oito delas são de deputados de mato-grossenses – e destacou que são inúmeras as categorias que querem aposentadorias diferenciadas. 

Ele, no entanto, defende que haja uma idade mínima de 60 anos e que servidores estaduais e municipais, assim como os do Judiciário, estejam incluídos no texto que está em tramitação no Congresso.

Articulação

Segundo Geller, alguns deputados têm articulado, sim, que a reforma seja só federal, retirando estados e municípios do texto. Sobre isso, ele já conversou com o governador Mauro Mendes (DEM) para quem sugeriu uma união com os governadores de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e com o prefeito de Salvador. A intenção do deputado é que haja uma unificação das bancadas desses Estados para não deixar que a mudança ocorra.

Neri Geller disse que também já esteve com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) porque acredita que falta uma articulação maior do governo federal com o Congresso. Para o deputado, não é o “centrão” que atrapalha as votações na Câmara, mas as posições contrárias do próprio governo.

Na quarta-feira (5), em evento na divisa de Mato Grosso e Goiás, com a presença do presidente Bolsonaro, o governador Mauro Mendes defendeu a reforma da Previdência e chegou a pedir ‘pelo amor de deus’ para que o deputados e senadores que não tirem os estados e municípios do texto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.