Cidades

Presos de MT começam a produzir blocos de concreto

2 minutos de leitura
Presos de MT começam a produzir blocos de concreto

É das mãos dos reeducandos da cadeia pública de Comodoro (644 km de Cuiabá) que saem os blocos de concreto com os quais será edificada uma nova sala.

As primeiras unidades dos tijolos ficaram prontos nesta sexta-feira, e isso marcou o início da primeira fase do Caminho da Liberdade. A iniciativa foi pensada pelo juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca, Antônio Carlos Sousa Júnior, que há dois anos vem idealizando e desenvolvendo as ações do projeto.

O equipamento para fabricação dos blocos e bloquetes de concreto foi adquirido com recursos da Conta Única da Comarca e tem capacidade para fabricar 1.000 blocos por dia e o material necessário (areia, pedra e cimento).

Os recursos são provenientes de penas aplicadas a infratores da comarca. E o idealizador, o juiz Antônio Carlos, já sonha com desdobramentos. “Nossa ideia é produzir material para serem usados nas ruas sem pavimentação do município, em parceria com a prefeitura, a exemplo”.

De acordo com o juiz, a cadeia pública possui 100 reeducandos e, desses, 20 que já foram apenados e apresentam bom comportamento, participam das atividades que ocorrem dentro e fora da cadeia por meio de parcerias.

“A punição pela punição é injusta. Com a qualificação da mão de obra, eles saem da cadeia com outra perspectiva, tendo oportunidade de ser recolocado no mercado de trabalho”, acredita.

Com os recursos da Conta Única, o Conselho da Comunidade já contratou profissionais de saúde que atendem os detentos na unidade quinzenalmente, como médico, dentista e uma psicóloga.

O Conselho tem em sua composição, o juiz Marco Zimermann, o juiz da Primeira Vara Cível da Comarca, Marcelo Souza Melo, promotores de Justiça Luiz Eduardo Martins Jacob Filho e Felipe Augusto Ribeiro de Oliveira, diretor da cadeia, Paulo Sérgio Alves e Antonio Carlos.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes