Política

Redução do parque Ricardo Franco: Dal Bosco diz que pedirá a retirada do projeto de pauta

Deputado acredita que é melhor dialogar do que enfrentar a decisão do TJ, que é contrária ao texto

1 minuto de leitura
Redução do parque Ricardo Franco: Dal Bosco diz que pedirá a retirada do projeto de pauta
Cânion da Jatobá, Parque Ricardo Franco - Foto: Luzia Abich/Amigos de Trilha

O líder do governo, deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil) vai pedir a retirada de pauta do decreto legislativo que extingue o status de parque ambiental da Serra Ricardo Franco.

Ele defende uma reavaliação técnica da demarcação da área para manter a reserva e, ao mesmo tempo, liberar os produtores rurais no local a investir no agronegócio.

“Já tem uma decisão do Tribunal de Justiça que torna a extinção ilegal, então, é melhor fazermos um diálogo para rever o que está previsto no decreto [do governo de 1992]”, disse.

Uma hipótese seria redimensionar cerca de 24% da área hoje como parte da reserva, onde produtores estão assentados. Esse pedaço seria transferido para outra área com bioma semelhante.

Segundo Dal Bosco, as alterações, consequentemente, também retiraria a obrigação do estado de indenizar os produtores  assentados, o que não teria previsão de caixa.

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) estima gasto de R$ 1 bilhão para pagar as indenizações. A parlamentar deve recolocar na pauta de hoje a votação do decreto legislativo. O trâmite estava parado desde 2017.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes