Cidades

Redução da máquina em MT: cada secretaria terá que cortar 20% dos cargos

1 minuto de leitura
Redução da máquina em MT: cada secretaria terá que cortar 20% dos cargos
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Cada secretário de Estado nomeado pelo governador Mauro Mendes (DEM) tem como primeira meta reduzir cerca de 20% dos cargos em sua pasta. Eles têm até a sexta-feira (3) para concluir o mapeamento e definir como serão os cortes. Nessa data, eles entregarão ao governador o plano de redução de cargos e a lista dos servidores que manterão os cargos.

“A meta que tem de redução de despesa pelo governador é com relação aos cargos. Toda secretaria tem que reduzir em torno de 20% dos cargos. Mas obviamente é muito preliminar falar sobre isso ainda”, disse o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), pasta que reunirá atribuições das atuais Seges e Seplan, Basílio Bezerra.

O enxugamento da máquina foi uma das principais bandeiras da campanha de Mauro Mendes ao governo em 2018. Em novembro, ele anunciou a meta de exonerar 3 mil servidores, incluindo cargos comissionados, funções gratificadas e contratos temporários.

Segundo o Gabinete de Comunicação (Gcom), o governo estadual tem pouca mais de de 6 mil cargos comissionados, dos quais 4.510 são ocupados por servidores efetivos que recebem um percentual da função comissionada, e 1.551 são exclusivamente comissionados, ou seja, não são concursados do Estado. Além disso, o Estado tem 29,7 mil funcionários com contratos temporários, a maioria de professores e alguns na Saúde.

A reforma administrativa inclui ainda a redução do número de pastas, de 24 para 15, e deve ser enviada à Assembleia Legislativa na terça-feira (8).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes