Rede de Restaurantes Dom Sebastião completa 12 anos e chef revela segredo do sucesso

(Foto: Reprodução/Dom Sebastião)

O restaurante Dom Sebastião completou doze anos no último mês de outubro. Atualmente, a rede criada pelo Chef Paulo Vitor Leite tem, além da sede, unidades em três shoppings de Cuiabá, um no Comfort Hotel, dois em São Paulo (shoppings Ibirapuera e Villa Lobos) e um na Paraíba. No total, são empregadas mais de cem pessoas, e as unidades são divididas em duas franquias, cinco franquias em que os donos da marca são sócios e a sede.

Para Paulo Vitor, o segredo está no equilíbrio e em poder contar com uma boa equipe. “São pessoas. Porque eu sozinho, meu sócio, a liderança da empresa… não [é suficiente], tem que ser tudo. Da recepcionista ao pessoal dos serviços gerais. Tem que estar todo mundo com o mesmo foco, buscando essas metas, e trabalhar com ajustes”, afirma. “E tem que gostar. Se não gostar, não adianta. Você vai trabalhar sábado, vai trabalhar domingo… é uma retórica, mas você vai estar sempre [trabalhando] nesses horários”.

O Dom nasceu com a unidade localizada na Avenida São Sebastião. No início, o objetivo era servir pizzas e pratos a um público de classes altas. E até isso mudou neste tempo. “Hoje atendemos um público muito mais abrangente, e temos um poder de consumo em todas as classes”, garante. Para atingir isso é necessário dosar tradição e inovação, ou seja, ficar de olho no mercado, mas sem perder de vista a sua própria essência e conceito. “Clássico é clássico”, garante Paulo.

A primeira unidade fora da sede do Dom veio já em 2009, com a criação do ‘Clube de Pizza’, em Várzea Grande. Este restaurante era mais informal, e funcionou por cerca de um ano. Depois disso, os sócios o venderam, já que decidiram investir em restaurantes da marca, e criar uma rede.

Por alguns anos, ainda, o foco ficou na sede, que foi ampliada. Em 2013, Paulo deu início ao projeto para a Copa do Mundo, e passou a implementar almoços nos finais de semana. Em 2015, o chef foi fazer estágio em São Paulo e, na volta, criou uma rotisseria dentro do Dom, e abriu a unidade no restaurante do hotel Transamérica – que hoje se chama Comfort.

Em 2017, foi a vez de duas novas unidades: uma dentro do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e uma no Shopping Pantanal, fora da Praça de Alimentação. As duas funcionaram por alguns anos, mas fecharam as portas quando apareceram novas unidades, como a do Shopping Estação Cuiabá e do Shopping Três Américas.

“Tivemos altos e baixos, e um principal erro pode ter sido abrir muitas casas em um curto período de tempo. Mas isso também me ensinou muito”, afirma o proprietário. Dentre os acertos, ele acredita que o principal é “viver a casa todo dia”.

“Acordo 7h todos os dias, às 8h no máximo estou nos atacados, nos açougues da cidade, no Mercado do Porto, aí vou para a casa, e acompanho a abertura no shopping às 10h. Passa o almoço e eu vou fazer a parte de restauranteur mesmo, de dono de restaurante: todas as conciliações bancárias, planejamento financeiro… e aí que entra a questão de ter um time. Isso que faz você crescer”, conta.

Ambiente interno da unidade Matriz Cuiabá (Foto: Reprodução/Dom Sebastião)

Parte do trabalho é também lidar com críticas, e Paulo Vitor não se assusta. “Eu mesmo já conquistei muitos clientes com reclamações. Ali é o momento de você mostrar a posição da casa. A gente vai lá, se retrata, e eu acho que é um presente. Eu sempre falo: o feedback para nós é um presente. Eu acho que não tem como a gente julgar o cliente, se ele está falando aquilo, é uma experiência dele. E nós vamos agradecê-lo e mostrar nosso trabalho”.

Para o futuro, o sonho é que o Dom Sebastião se torne uma rede de restaurantes ainda maior, presente em diferentes estados do país. Enquanto isso, o chef e proprietário segue na lida – e muito diferente do que era doze anos atrás.“Tenho mais paciência,sabedoria para aceitar algumas coisas, esperar o tempo e também tentar me colocar mais no lugar das pessoas. Eu entendo que Deus me deu um propósito de vida de conciliar conflitos, buscar um bem comum entre as pessoas, e acho que todos os funcionários veem isso também. E é gostoso quando você entende qual é seu propósito de vida”, finaliza.

Serviço
Unidade 1: Av. São Sebastião, n°2937, Quilombo.
Unidade 2: Avenida Doutor Hélio Ribeiro, Hotel Transamérica (em frente ao Cenarium Rural)
Unidades nos shoppings Estação, Pantanal e Três Américas

Mais informações no site: https://www.domsebastiao.com.br/

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEnergisa realiza ações de modernização no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá
Próximo artigoNetflix trará Ryan Reynolds, Michael Bay e o elenco de La Casa de Papel para a CCXP

O LIVRE ADS