Rede de Restaurantes Dom Sebastião completa 12 anos e chef revela segredo do sucesso

(Foto: Reprodução/Dom Sebastião)

O restaurante Dom Sebastião completou doze anos no último mês de outubro. Atualmente, a rede criada pelo Chef Paulo Vitor Leite tem, além da sede, unidades em três shoppings de Cuiabá, um no Comfort Hotel, dois em São Paulo (shoppings Ibirapuera e Villa Lobos) e um na Paraíba. No total, são empregadas mais de cem pessoas, e as unidades são divididas em duas franquias, cinco franquias em que os donos da marca são sócios e a sede.

Para Paulo Vitor, o segredo está no equilíbrio e em poder contar com uma boa equipe. “São pessoas. Porque eu sozinho, meu sócio, a liderança da empresa… não [é suficiente], tem que ser tudo. Da recepcionista ao pessoal dos serviços gerais. Tem que estar todo mundo com o mesmo foco, buscando essas metas, e trabalhar com ajustes”, afirma. “E tem que gostar. Se não gostar, não adianta. Você vai trabalhar sábado, vai trabalhar domingo… é uma retórica, mas você vai estar sempre [trabalhando] nesses horários”.

O Dom nasceu com a unidade localizada na Avenida São Sebastião. No início, o objetivo era servir pizzas e pratos a um público de classes altas. E até isso mudou neste tempo. “Hoje atendemos um público muito mais abrangente, e temos um poder de consumo em todas as classes”, garante. Para atingir isso é necessário dosar tradição e inovação, ou seja, ficar de olho no mercado, mas sem perder de vista a sua própria essência e conceito. “Clássico é clássico”, garante Paulo.

A primeira unidade fora da sede do Dom veio já em 2009, com a criação do ‘Clube de Pizza’, em Várzea Grande. Este restaurante era mais informal, e funcionou por cerca de um ano. Depois disso, os sócios o venderam, já que decidiram investir em restaurantes da marca, e criar uma rede.

Por alguns anos, ainda, o foco ficou na sede, que foi ampliada. Em 2013, Paulo deu início ao projeto para a Copa do Mundo, e passou a implementar almoços nos finais de semana. Em 2015, o chef foi fazer estágio em São Paulo e, na volta, criou uma rotisseria dentro do Dom, e abriu a unidade no restaurante do hotel Transamérica – que hoje se chama Comfort.

Em 2017, foi a vez de duas novas unidades: uma dentro do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e uma no Shopping Pantanal, fora da Praça de Alimentação. As duas funcionaram por alguns anos, mas fecharam as portas quando apareceram novas unidades, como a do Shopping Estação Cuiabá e do Shopping Três Américas.

“Tivemos altos e baixos, e um principal erro pode ter sido abrir muitas casas em um curto período de tempo. Mas isso também me ensinou muito”, afirma o proprietário. Dentre os acertos, ele acredita que o principal é “viver a casa todo dia”.

“Acordo 7h todos os dias, às 8h no máximo estou nos atacados, nos açougues da cidade, no Mercado do Porto, aí vou para a casa, e acompanho a abertura no shopping às 10h. Passa o almoço e eu vou fazer a parte de restauranteur mesmo, de dono de restaurante: todas as conciliações bancárias, planejamento financeiro… e aí que entra a questão de ter um time. Isso que faz você crescer”, conta.

Ambiente interno da unidade Matriz Cuiabá (Foto: Reprodução/Dom Sebastião)

Parte do trabalho é também lidar com críticas, e Paulo Vitor não se assusta. “Eu mesmo já conquistei muitos clientes com reclamações. Ali é o momento de você mostrar a posição da casa. A gente vai lá, se retrata, e eu acho que é um presente. Eu sempre falo: o feedback para nós é um presente. Eu acho que não tem como a gente julgar o cliente, se ele está falando aquilo, é uma experiência dele. E nós vamos agradecê-lo e mostrar nosso trabalho”.

Para o futuro, o sonho é que o Dom Sebastião se torne uma rede de restaurantes ainda maior, presente em diferentes estados do país. Enquanto isso, o chef e proprietário segue na lida – e muito diferente do que era doze anos atrás.“Tenho mais paciência,sabedoria para aceitar algumas coisas, esperar o tempo e também tentar me colocar mais no lugar das pessoas. Eu entendo que Deus me deu um propósito de vida de conciliar conflitos, buscar um bem comum entre as pessoas, e acho que todos os funcionários veem isso também. E é gostoso quando você entende qual é seu propósito de vida”, finaliza.

Serviço
Unidade 1: Av. São Sebastião, n°2937, Quilombo.
Unidade 2: Avenida Doutor Hélio Ribeiro, Hotel Transamérica (em frente ao Cenarium Rural)
Unidades nos shoppings Estação, Pantanal e Três Américas

Mais informações no site: https://www.domsebastiao.com.br/

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