Cidades

Recorde de calor a vista: temperatura em Cuiabá deve passar dos 40ºC nesta quinta-feira

Capital já empatou com o Rio de Janeiro na temperatura mais alta do ano e, agora, tem chances de superar a marca

2 minutos de leitura
Recorde de calor a vista: temperatura em Cuiabá deve passar dos 40ºC nesta quinta-feira
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A massa de ar seco que predomina sobre o país nesta semana já fez Cuiabá bater recorde de calor em 2021 e uma nova marca para este ano está prestes a ser alcançada.

Segundo o site Clima Tempo, na terça-feira (17), a Capital mato-grossense registrou 40,2ºC. A maior temperatura registrada neste ano no país, empatando com o dia 30 de janeiro no Rio de Janeiro.

As condições climáticas, no entanto, são “favoráveis” – se você é do tipo que gosta do calor – para a marca ser superada ainda nesta quinta-feira (19).

O pico de temperatura deve ocorrer entre às 14h e as 16h, mas isso não quer dizer que o restante do dia vai mais frio.

A partir das 8h os temômetros já devem estar próximos dos 30ºC e das 10h em diante, o calor será intenso, se estentendo até às 18h.

O clima fica mais ameno – mas nem tanto – a partir do fim de semana. A máxima para sábado e domingo está prevista em 38ºC.

Muito calor, muito cuidado!

A chance de chover nos próximos dias em Cuiabá é próxima de zero e a umidade relativa do ar não deve passar dos 25%. Por isso, a Defesa Civil da Capital emitiu um alerta para a população tomar certos cuidados.

A maior preocupação é com a saúde de crianças e idosos e com o risco de queimadas urbanas.

Entre as recomendações está a suspensão das atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é bom fazer uso frequente de hidratantes para a pele e umidificadores de ar.

Para evitar queimadas, não coloque fogo em lixo e em terrenos abandonados e não jogue bitucas de cigarro acesas no chão.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Defesa Civil, só neste ano já foram atendidas 424 ocorrências de queimadas urbanas, das quais 273 eram incêndios em vegetação.

Para combater esses casos, a Defesa Civil Municipal ganhou mais quatro viaturas, uma para cada região da cidade, e está capacitando brigadistas voluntários e mirins.

Em caso de emergência, você pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo Whatsapp (65) 9.9310-8810.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes