ALMT realizará fórum para debater importância da conscientização sobre doação de medula óssea

Evento foi requerido pelo deputado estadual Nininho

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso promove, na próxima terça-feira (22), o fórum “Avanços e desafios do Redome no estado de Mato Grosso”. O evento, que acontecerá no auditório Milton Figueiredo, é voltado para profissionais de saúde e contará com palestras e discussões sobre doação de medula óssea, além de apresentação cultural.

O fórum foi solicitado pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, Nininho (PSD), e é realizado em parceria com Instituto Nacional do Câncer (Inca), MT-Hemocentro e Secretaria Estadual de Saúde. O parlamentar é autor da Lei Estadual nº 9.807/2012, que instituiu a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea realizada, anualmente, de 21 a 27 de maio.

Representantes do MT-Hemocentro e da Secretaria Estadual de Saúde, além de outros convidados, vão participar da abertura oficial. A programação ainda conta com as palestras “História do Redome e os novos desafios para o transplante de medula óssea”, ministrada pela coordenadora técnica do Registro Nacional de Doadores Voluntários e Receptores de Medula Óssea (Redome), Danielli Cristina Muniz de Oliveira (RJ), e “Redome no estado de Mato Grosso e as propostas para 2018”.

“As campanhas de medula óssea se intensificaram no estado de maneira consciente, o cidadão teve mais acesso a informação a partir de eventos como esses que estamos promovendo, sem o MT-Hemocentro e o Redome jamais seriam realizadas as mobilizações. As pessoas estão mais conscientes da importância da doação da medula óssea e de sangue. O fórum, que contará com uma representante do Inca, aproxima mais a classe ligada à saúde para capacitar e ajudar a identificar e, até mesmo, enfrentar a doença”, destacou Nininho.

Também será realizada uma cerimônia de homenagem aos mato-grossenses que contribuíram para o registro e o desenvolvimento dos transplantes do Brasil. Representantes do MT-Hemocentro vão fazer o encerramento do evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. A participação é gratuita e também dá direito a certificado de 4h emitido pela Escola da Saúde.

 

Com Assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorIntervenção no escândalo
Próximo artigoUnic Rondonópolis participa do ‘Nosso Judiciário’