Variedades

Realidade aumentada: em “reino” de Rafael Jonnier, público pode “passear” pela tela

2 minutos de leitura
Realidade aumentada: em “reino” de Rafael Jonnier, público pode “passear” pela tela

Sabe quando a gente olha para uma pintura e pensa quão bom seria se pudéssemos passear por este cenário? O artista Rafael Jonnier – especialista em universos e personagens oníricos – levou a sério esse desejo.

Em seu novo projeto, uma grande instalação na entrada principal do Shopping Estação Cuiabá, ele não só exibe telas físicas pintadas à mão para contemplação, como também conduz o visitante a um passeio virtual por sua arte.

Dentre as 30 obras que integram a exposição “Reinno em Evolução”, duas são em realidade virtual e outra, em realidade aumentada.

Isso quer dizer que, até o dia 5 de setembro, visitantes do shopping poderão ver elementos virtuais da pintura incorporados ao ambiente ou ainda entrar em um ambiente tridimensional, por meio do uso de um óculos VR.

Em coletiva de imprensa realizada no no Museu de Arte Cristã Contemporânea, Rafael contou sobre a nova guinada que vivencia em sua trajetória.

Dos muros e paredes de projetos sociais aos quais está sempre engajado, o artista plástico eleva seu nível artístico e impulsiona sua arte a um novo patamar, em um trocadilho, para este seu novo reino.

E ele também carrega Mato Grosso junto. É pioneiro ao incorporar a tecnologia da realidade virtual e realidade aumentada no segmento das artes visuais.

Sem contar que democratiza o acesso à população que, se não fosse surpreendida enquanto passeia pelo shopping, muitas vezes, jamais veria uma produção artística.

A inspiração veio, boa parte, por conta de uma imersão artística que Rafael fez na Europa. “Eu fico até assustado com essa nova fase que começo agora. Acho que Deus me deu uma missão. A arte não só é transformadora por impactar positivamente a vida das pessoas, como também promove esse diálogo entre mim e o público”.

Ele avalia que, ao apostar na tecnologia, também aproxima a produção artística das novas gerações. “Eles têm sede de conhecimento, de experimentações diferenciadas. É um ótimo atrativo. Espero que essa experiência se torne uma referência para eles”.

Para desenvolver a exposição, que dada sua estrutura, é também uma grande instalação, ele contou com a expertise da Clara Realidade Virtual e Pantanero Escritório de Arquitetura.

A dimensão total da exposição é de 300 m² e para desenvolver todo o projeto arquitetônico foram necessárias cinco toneladas de aço.

“Ah, vale ressaltar: novos personagens surgem neste ‘novo reino’. O Jardineiro é um deles”, alerta Rafael, para que os espectadores fiquem atentos.

A entrada principal do shopping fica no piso G2, em frente ao Taste Lab.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes