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Radar vs lombada eletrônica: vereador pede troca e professor explica diferença

A proposta foi apresentada pelo vereador Diego Guimarães e tem como objetivo dar fim ao que ele define como indústria da multa

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Radar vs lombada eletrônica: vereador pede troca e professor explica diferença
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Para dar fim ao que define como “indústria da multa”, o vereador Diego Guimarães (Cidadania) apresentou projeto de lei que visa proibir os radares móveis ou fixos sem a função de lombada eletrônica no município de Cuiabá. Na Capital, conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Capital tem 32 pontos de fiscalização, sendo oito deles com lombada, 12 fixos (conhecidos como pardais) e 12 híbridos (avanço semafórico e velocidade).

De acordo com o parlamentar, é perceptível o viés de armadilha dos controladores de velocidade tipo pardal ou dos radares estáticos.

“Este tipo de controle de velocidade contraria o sentido educativo da legislação. O controle pelos chamados de equipamentos medidores de velocidade passou a ser um mal necessário, para evitarmos ainda mais acidentes de trânsito, porém, os radares se tornaram verdadeiras máquinas arrecadatórias, pois passaram a ter nessa função o que importa aos gestores do trânsito, embora devessem priorizar a inibição do excesso de velocidade”, explica Diego.

Caso seja aprovado o projeto, todos os radares móveis ou fixos sem a função de lombada eletrônica deverão ser substituídos por lombadas eletrônicas, no prazo máximo de seis meses.

Guimarães lembra que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a aplicação de multa gerada por radar escondido ou camuflado no Brasil. A decisão passou a valer no dia 1º de novembro de 2020.

(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

Além de proibir a aplicação de multa a partir de um radar escondido, a resolução do Contran determina que todas as vias monitoradas deverão ter placas indicando a velocidade máxima permitida, com medidores sempre visíveis, e que as autoridades de trânsito de cada Estado divulguem na internet um mapa com a localização de todos os trechos fiscalizados.

Qual a diferença entre os equipamentos?

O doutor em engenharia de transporte e docente do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso, Luiz Miguel Miranda, explica a diferença existente entre os equipamentos.

O radar fixo com a lombada eletrônica é a instalação montada em postes e pórticos, que funciona o tempo todo e indica a velocidade dos veículos, como a existente na avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima, nas proximidades do bairro Boa Esperança.

A lombada eletrônica indica a velocidade do automóvel (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

No outro modelo de equipamento fixo, há a indicação da velocidade permitida na via a uma determinada distância anterior ao radar. Mas não há divulgação visual no momento em que o veículo passa no local, como acontece na avenida Miguel Sutil, na região do Consil.

No outro modelo, tipo “pardal”, não é possível visualizar a velocidade no momento em que o veículo passa pelo equipamento (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Miranda avalia que o equipamento mais eficaz é o radar com a lombada eletrônica pois ali é possível acompanhar a velocidade no momento de passagem e já saber se o condutor foi multado.

Todavia, o especialista frisa que a melhor orientação é o cuidado em transitar observando os limites estabelecidos pela lei, em cada uma das vias.

(Com Assessoria)

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