Cidades

Lojistas de MT vendem produtos sem impostos nesta quinta-feira

2 minutos de leitura
Lojistas de MT vendem produtos sem impostos nesta quinta-feira
(Foto: Ednilson Aguiar/ arquivo / O Livre)

Mais de 100 empresas mato-grossenses venderão diversos produtos e serviços sem taxa de impostos nesta quinta-feira (30). Trata-se do “Dia Livre de Impostos”, iniciativa nacional que, em Mato Grosso, recebe a adesão da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Além de lojas de Cuiabá e Várzea Grande, participam da ação empresários de Sinop e Rondonópolis.

Apesar de ser considerado um dia atrativo para o consumidor pelos preços mais baixos do que o comum, o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares, destacou que a intenção não é o lucro, mas chamar a atenção para a alta carga tributária vigente no país.

“Reforçamos que o objetivo não é vender mais ou menos neste dia. Não é um dia de promoção, mas de conscientização, de forma simbólica, em que retrataremos, através de algumas vendas, o impacto da alta carga tributária em nossas vidas”, pontuou Soares.

Ainda de acordo com o dirigente, toda vez que um determinado imposto, tributo ou taxa aumenta, o valor é repassado para o preço de venda, ou seja, o consumo da população é afetado, o que prejudica não só os próprios consumidores, mas o comércio como um todo.

Custo benefício

Segundo a Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL), em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto e está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

“É um absurdo no nosso país termos que trabalhar em média 153 dias (5 meses) durante o ano só para pagarmos impostos. Estamos em um período que precisamos gerar empregos e assim movimentarmos a economia, por isso, precisamos conscientizar a população sobre o quanto representa essa carga tributária que, em alguns produtos, passa de 58%, como é caso dos produtos de maquiagens, ou de 43% nos eletrônicos”, afirmou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

A relação com as lojas participantes pode ser consultada clicando aqui.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes