As academias de ginástica já foram incluídas na lista de atividades essenciais em Mato Grosso e Várzea Grande – mesmo antes dessa decisão – já havia autorizado o funcionamento delas. Mesmo assim, a prefeitura do município resolveu ajudar quem quer manter o isolamento social sem deixar de se exercitar.
Há cerca de dois meses, a Superintendência de Esporte da Secretaria de Educação de Várzea Grande publica vídeos em seu canal do YouTube em que educadores físicos ensinam como fazer atividades aeróbicas e de musculação sem sair de casa.
E se você não tem os equipamentos que costumam existir nas academias, não tem problema. Os professores ensinam como usar objetos que qualquer pessoa tem em casa.
Superintendente de Esporte do município, Jadir Pereira conta que, até agora, o vídeo que mais fez sucesso entre os inscritos no canal foi o da aula em que as profissionais de Educação Física Rubia Katielly e Anaiza Silva ensinaram como dançar os ritmos tradicionais da Baixada Cuiabana: o Lambadão e o Rasqueado.
No canal da superintendência também é possível encontrar vídeos de atividades físicas voltadas exclusivamente para crianças e idosos.
“Nesse seguimento são produzidas aulas para crianças de 3 a 12 anos, com vídeos de brincadeiras, iniciação esportiva, aulas de aeróbica, entre outras. Tudo adaptado de acordo com a faixa etária da criança e de forma lúdica para atrair a atenção dos pequenos”, explica Jadir.
LEIA TAMBÉM
- Por que eles querem que você faça exercícios físicos durante a quarentena?
- Saiba como fazer seu kit academia para treinar em casa