Variedades

Quer fazer seu próprio filme? Oficinas do Cinecaos te ensinam

2 minutos de leitura
Quer fazer seu próprio filme? Oficinas do Cinecaos te ensinam

Em tempos de “cataclismas, hecatombes e delírios do poder” – temática escolhida para a edição 2019 -, a mostra de cinema underground Cinecaos ressurge como a fênix em meio a ameaças do presidente Jair Bolsonaro de “criar um filtro” de ações do audiovisual que necessitem de incentivo da Ancine.

Segundo o presidente, se não houver “filtro” é preferível extinguir a agência que regula, fiscaliza e fomenta a produção cinematográfica nacional.

Mas como um mecanismo de defesa e resistência às duvidosas perspectivas de futuro, a organização da mostra Cinecaos se prepara para a nova edição, que além de exibir filmes “Lado B”, vai promover ações de capacitação ministradas por agentes de expertise profissional na área do cinema.

A abertura da mostra será no dia 3 de agosto, em evento multiartístico na Casa Cuiabana. Paralelamente à programação gratuita de exibição de filmes, as oficinas serão ofertadas entre os dias 3 e 5 de agosto, das 8h às 17h30, no Centro Cultural da UFMT.

O curso

Interessados vão aprender teoria e prática, do planejamento ao produto final, passando pela produção. “Você vai experimentar todos os momentos de trabalho com o produto cinematográfico e aprender a produzir seu próprio material”, diz trecho explicativo.

Ao todo, seis oficinas serão ofertadas: Roteiro, com Petter Baiestorf; Produção, com Keiko Okamura; Direção de Fotografia, com João Bertoli; Captação de Som, com Yuri Kopcak; Figurino e Maquiagem, com Alexandre Brunoro; e Edição, com Gurcius Gewdner.

O curso é destinado a maiores de 18 anos e para participar das aulas é preciso levar um celular com câmera e memória interna para as filmagens. Além de caneta esferográfica ou lápis.

Seis oficinas são ofertadas em cada segmento do audiovisual. No formulário virtual é preciso escolher uma delas. Para se inscrever, basta acessar este link! Só valem inscrições realizadas até o dia 3 de agosto.

LEIA TAMBÉM:

Cinecaos “serve” a plateia com produções que estão à margem do mainstream

Vaquinha virtual: Cinecaos mobiliza o público para viabilizar 5ª edição

“Netflix mato-grossense” vai armazenar filmes exibidos no Cinecaos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes