Quarentena em casa: a organização é o primeiro passo para vencer a ansiedade

Isabella Zanchet ensina dicas variadas, de dobrar camisetas a organizar o home office

Isabella Zanchet está com conteúdo especial no período da quarentena. Que tal colocar em prática? (Aline Moraes)

A restrição às saídas e a recomendação de se permanecer em casa por muito mais tempo que o normal – só para quem pode – tem impulsionado uma imersão por nosso universo particular. Dividindo o horário entre o home office e as tarefas de casa, é preciso reservar também um tempo para o descanso.

E a sensação de bem-estar só será plena se tudo estiver fluindo bem. Assim, muita gente tem dedicado o tempo das tarefas de casa a também colocá-la em ordem.

Afinal, se a casa estiver desorganizada pode haver uma sensação de perda de controle, que poderá gerar ansiedade. E não precisamos dela neste momento, não é mesmo? Então que tal focar nisso para se distrair e ganhar fôlego para os dias futuros?

A personal organizer que atua em Cuiabá, Isabella Zanchet – e que mantém o perfil Isa Organiza no Instagram –, é uma das profissionais que têm voltado suas dicas a quem quer aproveitar o tempo de isolamento social para aprender a colocar tudo em seu lugar, da maneira mais apropriada.

Isabella deixou a advocacia por outra missão: transformar lares ao proporcionar economia de tempo  (Ednilson Rodrigues)

Toda semana ela publica vídeos com dicas de organização. E sugere, em alguns casos, que a família seja incluída também. Tem dicas para organizar closets e guarda-roupas, necessaires, dobrar toalhas de corpo e rosto, camisetas, roupas de academia, organizar bijuterias e “domar” os lençóis de elástico, além de sugestões de organização para o espaço reservado ao home office.

Isabella ressalta que quando vivenciamos o dia a dia frenético, nos habituamos a apenas “arrumar a casa”. E que há uma diferença considerável entre organizar e arrumar.

Arrumar x Organizar

“O arrumar é o que você sempre faz. Você entra em uma casa e acha ela linda. Olha os armários, e parece que está tudo certo. Mas se você for procurar por uma pilha, por exemplo, não vai saber onde está. E então você fica com aquela falsa sensação de que está tudo no lugar, mas de novo vai ter que arrumar a casa”. Arrumação é manutenção.

Segundo ela, com uma casa organizada, economizamos tempo e dinheiro. Afinal, quantas vezes por não achar algo, você teve que comprar de novo? E só lá na frente encontra e pensa: “sabia que eu tinha isso?!”.

“Quando você trabalha com organização, você vai criando ‘casinhas’. Então, as pilhas, estarão na casa das pilhas. Se ela não estiver nesse lugar reservado a ela, então você tem mesmo que comprar”.

Economizando tempo e dinheiro

Ela dá um exemplo comum às mulheres. “Por não visualizar o que você tem, é possível que se se compre duas ou três camisetas ou blusas que não são idênticas, mas muito parecidas. Então é por isso que a organização economiza tempo e dinheiro. Até quando você vai guardar algo já sabe onde está”, explica.

Além das dicas semanais disponibilizadas em seu perfil no Instagram, Isabella Zanchet também elabora projetos para clientes. A habilidade era tão expressiva que ela abandonou a advocacia para se dedicar exclusivamente a transformar lares.

“Foi um choque para muita gente, mas minha família apoiou minha decisão e então, passei a me especializar. O ofício a que me dedico hoje, é uma das profissões do futuro. Fui estudar na OZ, pioneira no Brasil e fiz vários cursos”.

Segundo ela, para se tornar uma profissional da área, é preciso ampliar o leque. E assim, investiu em várias categorias, como home, organização de mudanças, baby organizer, de mala, técnica de treinamento para funcionárias, de lavadoria e passadoria, entre outros.

“A área é muito ampla. Você pode organizar tudo, escritório e casa, depende da área de interesse de cada profissional, mas meu foco é mesmo a casa. Mas já fiz atendimentos para pontos comerciais, como consultório de dentista e clínica médica”.

Diferentes lares, novas experiências

Ela diz que hoje se sente realizada. “Posso conhecer novas pessoas, ter experiências novas. Gosto de compartilhar com o meu cliente o pós-mudança, por exemplo, viver aquele sonho junto. Ou ajudar a preparação do quarto do bebê. É uma vida sendo gerada, não tem como não me emocionar”.

Ela sente como se estivesse dividindo a maternidade. “Eu ainda não sou mãe, mas quero ter de três a quatro filhos. Eu amo criança e viver isso com o cliente, dentro da casa, nos aproxima. Vou ganhando muitos amigos ao longo do caminho”.

Ela se sente feliz por colaborar com a gestão familiar. “Muitas pessoas têm o ritmo frenético e não lhes resta tempo para isso. Levar praticidade e ganho de tempo para essas pessoas, para poderem desfrutar de bons momentos em família ou de descanso, é um bem precioso”.

Acolhida

Com a colaboração de Isabella é que por vezes, o cliente conhece a fundo a casa. E tem vezes, que ela é uma excelente ouvinte. “Vai ver o que precisa comprar, o que pode descartar. Mas neste caso, só quando a pessoa realmente considera que deve fazê-lo. Sempre discutimos juntos, afinal, só a pessoa sabe o valor que um objeto ou móvel, por exemplo, tem para história dela”.

Daí, segundo a personal organizer, uns desapegam depois do desabafo, mas em outros casos, há objetos que fazem parte da história da pessoa e dificilmente serão doados ou descartados.

Isabella conta hoje com o apoio de uma equipe de quatro pessoas. “Depois do primeiro contato, eu vou até a casa da pessoa para conhecer o espaço. A quantidade de coisas que têm e então eu faço uma entrevista, para entender a rotina e me adequar. Cada caso é um caso porque o que é prático para um, pode não ser para o outro”.

Segundo ela, por vezes, dentro de uma única casa são necessários projetos diferentes para cada ambiente. “Dentro de uma família, há várias ‘nações’. A gente tem que achar um consenso”.

Siga Iza Organiza

Ela faz fotos, volta para a casa e elabora um projeto com cronograma. “O ideal é que possamos entregar um trabalho de qualidade em um tempo mínimo”. Sobre orçamento, só mesmo mediante avaliação. Conheça o perfil Isa Organiza no Instagram e se organize também o seu tempo para colocar as dicas dela em prática.

Saiba como começar

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCamisa chinesa?
Próximo artigoMT tem 10 vezes mais casos de covid-19 do que o divulgado, estima secretário

O LIVRE ADS