Comportamento

Quarentena em casa: a organização é o primeiro passo para vencer a ansiedade

Isabella Zanchet ensina dicas variadas, de dobrar camisetas a organizar o home office

6 minutos de leitura
Quarentena em casa: a organização é o primeiro passo para vencer a ansiedade
Isabella Zanchet está com conteúdo especial no período da quarentena. Que tal colocar em prática? (Aline Moraes)

A restrição às saídas e a recomendação de se permanecer em casa por muito mais tempo que o normal – só para quem pode – tem impulsionado uma imersão por nosso universo particular. Dividindo o horário entre o home office e as tarefas de casa, é preciso reservar também um tempo para o descanso.

E a sensação de bem-estar só será plena se tudo estiver fluindo bem. Assim, muita gente tem dedicado o tempo das tarefas de casa a também colocá-la em ordem.

Afinal, se a casa estiver desorganizada pode haver uma sensação de perda de controle, que poderá gerar ansiedade. E não precisamos dela neste momento, não é mesmo? Então que tal focar nisso para se distrair e ganhar fôlego para os dias futuros?

A personal organizer que atua em Cuiabá, Isabella Zanchet – e que mantém o perfil Isa Organiza no Instagram –, é uma das profissionais que têm voltado suas dicas a quem quer aproveitar o tempo de isolamento social para aprender a colocar tudo em seu lugar, da maneira mais apropriada.

Isabella deixou a advocacia por outra missão: transformar lares ao proporcionar economia de tempo  (Ednilson Rodrigues)

Toda semana ela publica vídeos com dicas de organização. E sugere, em alguns casos, que a família seja incluída também. Tem dicas para organizar closets e guarda-roupas, necessaires, dobrar toalhas de corpo e rosto, camisetas, roupas de academia, organizar bijuterias e “domar” os lençóis de elástico, além de sugestões de organização para o espaço reservado ao home office.

Isabella ressalta que quando vivenciamos o dia a dia frenético, nos habituamos a apenas “arrumar a casa”. E que há uma diferença considerável entre organizar e arrumar.

Arrumar x Organizar

“O arrumar é o que você sempre faz. Você entra em uma casa e acha ela linda. Olha os armários, e parece que está tudo certo. Mas se você for procurar por uma pilha, por exemplo, não vai saber onde está. E então você fica com aquela falsa sensação de que está tudo no lugar, mas de novo vai ter que arrumar a casa”. Arrumação é manutenção.

Segundo ela, com uma casa organizada, economizamos tempo e dinheiro. Afinal, quantas vezes por não achar algo, você teve que comprar de novo? E só lá na frente encontra e pensa: “sabia que eu tinha isso?!”.

“Quando você trabalha com organização, você vai criando ‘casinhas’. Então, as pilhas, estarão na casa das pilhas. Se ela não estiver nesse lugar reservado a ela, então você tem mesmo que comprar”.

Economizando tempo e dinheiro

Ela dá um exemplo comum às mulheres. “Por não visualizar o que você tem, é possível que se se compre duas ou três camisetas ou blusas que não são idênticas, mas muito parecidas. Então é por isso que a organização economiza tempo e dinheiro. Até quando você vai guardar algo já sabe onde está”, explica.

Além das dicas semanais disponibilizadas em seu perfil no Instagram, Isabella Zanchet também elabora projetos para clientes. A habilidade era tão expressiva que ela abandonou a advocacia para se dedicar exclusivamente a transformar lares.

“Foi um choque para muita gente, mas minha família apoiou minha decisão e então, passei a me especializar. O ofício a que me dedico hoje, é uma das profissões do futuro. Fui estudar na OZ, pioneira no Brasil e fiz vários cursos”.

Segundo ela, para se tornar uma profissional da área, é preciso ampliar o leque. E assim, investiu em várias categorias, como home, organização de mudanças, baby organizer, de mala, técnica de treinamento para funcionárias, de lavadoria e passadoria, entre outros.

“A área é muito ampla. Você pode organizar tudo, escritório e casa, depende da área de interesse de cada profissional, mas meu foco é mesmo a casa. Mas já fiz atendimentos para pontos comerciais, como consultório de dentista e clínica médica”.

Diferentes lares, novas experiências

Ela diz que hoje se sente realizada. “Posso conhecer novas pessoas, ter experiências novas. Gosto de compartilhar com o meu cliente o pós-mudança, por exemplo, viver aquele sonho junto. Ou ajudar a preparação do quarto do bebê. É uma vida sendo gerada, não tem como não me emocionar”.

Ela sente como se estivesse dividindo a maternidade. “Eu ainda não sou mãe, mas quero ter de três a quatro filhos. Eu amo criança e viver isso com o cliente, dentro da casa, nos aproxima. Vou ganhando muitos amigos ao longo do caminho”.

Ela se sente feliz por colaborar com a gestão familiar. “Muitas pessoas têm o ritmo frenético e não lhes resta tempo para isso. Levar praticidade e ganho de tempo para essas pessoas, para poderem desfrutar de bons momentos em família ou de descanso, é um bem precioso”.

Acolhida

Com a colaboração de Isabella é que por vezes, o cliente conhece a fundo a casa. E tem vezes, que ela é uma excelente ouvinte. “Vai ver o que precisa comprar, o que pode descartar. Mas neste caso, só quando a pessoa realmente considera que deve fazê-lo. Sempre discutimos juntos, afinal, só a pessoa sabe o valor que um objeto ou móvel, por exemplo, tem para história dela”.

Daí, segundo a personal organizer, uns desapegam depois do desabafo, mas em outros casos, há objetos que fazem parte da história da pessoa e dificilmente serão doados ou descartados.

Isabella conta hoje com o apoio de uma equipe de quatro pessoas. “Depois do primeiro contato, eu vou até a casa da pessoa para conhecer o espaço. A quantidade de coisas que têm e então eu faço uma entrevista, para entender a rotina e me adequar. Cada caso é um caso porque o que é prático para um, pode não ser para o outro”.

Segundo ela, por vezes, dentro de uma única casa são necessários projetos diferentes para cada ambiente. “Dentro de uma família, há várias ‘nações’. A gente tem que achar um consenso”.

Siga Iza Organiza

Ela faz fotos, volta para a casa e elabora um projeto com cronograma. “O ideal é que possamos entregar um trabalho de qualidade em um tempo mínimo”. Sobre orçamento, só mesmo mediante avaliação. Conheça o perfil Isa Organiza no Instagram e se organize também o seu tempo para colocar as dicas dela em prática.

Saiba como começar

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes