Quarentena

Presidente da Fiemt resolveu se isolar por conta de uma viagem aos EUA com o secretário diagnosticado

(Foto: Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, adotou o protocolo de quarentena em razão do risco de infecção com coronavírus.

Gustavo publicou em suas redes sociais nesta quinta-feira (12) que evitará reuniões públicas e aglomerações pelos próximos 12 dias. O motivo foi ter mantido contato com o secretário de Comunicação Social do governo federal, Fábio Wajngarten, na missão aos Estados Unidos.

Fábio Wajngarten foi diagnosticado hoje com a Covid-19, doença decorrente do novo coronavírus. Ele está cumprindo quarentena domiciliar, conforme informou o Palácio do Planalto.

“Não, eu não fui diagnosticado com o coronavírus. Mas o Fábio [Wajngarten], que estava conosco em uma missão aos EUA foi diagnosticado hoje. Participei nesta semana de uma delegação da CNI que compareceu a um evento nos Estados Unidos, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e diversas autoridades”, justificou Gustavo de Oliveira.

LEIA TAMBÉM

O presidente da Fiemt afirmou que seu isolamento é uma medida preventiva, já que não apresenta nenhum sintoma e as chances de contaminação, segundo ele, são bastante remotas.

“Porém, no melhor interesse da saúde pública, vou priorizar os contatos telefônicos nos próximos dias, enquanto fico sob observação, de acordo com o protocolo médico”.

Gustavo informou também que vai fazer o que “todos devem fazer”, ou seja, adotar cuidados para evitar a proliferação de vírus:

  •  Lavar as mãos com frequência, sempre com água e sabão, de forma criteriosa (esfregar por pelo menos 20 segundos)
  • Usar álcool em gel
  • Não compartilhar utensílios como copos, talheres e pratos
  • Cobrir o nariz e a boca sempre que tossir ou espirrar – e lavar as mãos em seguida
  • Usar lenços descartáveis
  • Usar máscaras de proteção se houver suspeita de contágio

“É importante ressaltar que pessoas que suspeitam ter tido contato com o vírus, mas não apresentam nenhum sintoma (como tosse ou febre), não precisam de isolamento. É isso. Mantenham os cuidados e logo ficará tudo bem!”, pontuou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

  1. Quem não tem sintoma e teve contato precisa sim de isolamento. Até onde se sabe o vírus pode ficar incubado por até 24 dias no corpo e aparentemente por até 9 dias fora do corpo, em superfícies externas sem iluminação solar e de temperatura baixa. Quem não apresenta os sintomas ou tem sintomas leves tem boa chance de transmitir o vírus a terceiros então todo cuidado é necessário. Pelo que li até agora sobre o que aconteceu em outros a transmissão por quem não apresenta sintomas é o que mais tem dificultado a contenção da propagação do vírus.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAfirmação e reafirmação
Próximo artigoXbox terá evento digital para apresentar novidades