Variedades

Qual a importância de uma clínica para dependentes químicos?

4 minutos de leitura
Qual a importância de uma clínica para dependentes químicos?

É bem provável que você saiba que exista um lugar exclusivo para o tratamento de pessoas que sofrem com o vício em drogas. Mas já parou para pensar qual a importância de uma clínica para dependentes químicos? Continue a leitura, pois é exatamente sobre isso que iremos falar.

Em primeiro lugar, antes de falarmos qual a importância de uma clínica para dependentes químicos, é essencial esclarecermos o que é a dependência química.

A dependência química foi diagnosticada oficialmente como doença em meados dos anos 60. Esse diagnóstico foi muito importante para as famílias e, principalmente, para quem sofria com a dependência.

Por muito tempo, os dependentes químicos eram internados juntos com criminosos e pessoas com doenças psiquiátricas. E esses locais eram impróprios, pois eles sofriam abusos físicos e psicológicos e não recebiam os tratamentos adequados.

As instituições da época não eram qualificadas para dependentes químicos. O único objetivo desses locais era tirá-los das ruas, mas não conseguia tratá-los de maneira correta para uma ressocialização.

A dependência química é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.

Trata-se de um transtorno mental, uma doença crônica, onde diversos fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e aspectos genéticos, psicossociais e ambientais.

A dependência química é um problema complexo, não é apenas uma doença que pode ser tratada com alguns medicamentos ou algumas consultas ao médico. É aí que entra o papel da clínica para dependentes químicos.

Qual a importância de uma clínica para dependentes químicos? O que a torna tão especial?

Com o diagnóstico da doença comprovado, surgiram diversos meios de tratamentos e acompanhamentos para os dependentes químicos. Dentre eles, as clínicas de recuperação. Mas por que ele é o mais indicado?

Justamente por causa de seu aprimoramento. Os residentes da clínica de reabilitação podem ser acompanhados de perto e com as devidas precauções e necessidades.

A importância da clínica para dependentes químicos é notória quando se analisa o tratamento adequado aos problemas apresentados.

Uma instituição feita para abrigar, cuidar e tratar quem sofre de dependência química. As clínicas de recuperação precisam de um destaque maior na sociedade e mídia em geral.

O preconceito e a falta de informação matam todos os dias essas pessoas que precisam de ajuda adequada. Dependência química não é desvio de caráter ou falta de vergonha na cara.

Alegar isso faz com que dependentes químicos e/ou familiares sofram e receiem na hora de procurar por ajuda. Por isso, o suporte de uma clínica de recuperação preparada é tão importante.

A Clínica de Reabilitação

E por falar em preparo, o Grupo Nova Etapa vem atuando no segmento de clínicas de recuperação para dependentes químicos desde 1998. São muitos anos de dedicação e excelentes resultados que renovaram as vidas de muitas pessoas. Veja, logo a seguir, alguns depoimentos reais:

“Eu estava desesperada ao ver minha filha se acabando com as drogas, mas agora ela está internada, tenho a esperança de que as coisas vão melhorar, sabendo que ela será bem cuidada. Obrigada ao Grupo Nova Etapa por ajudar a salvar minha filha.”

Rosi Floriano

“Eu já havia sido internado antes e pensei que no Grupo Nova Etapa seria apenas mais um tratamento jogado fora, mas aos poucos mudei minha opinião ao notar a minha mudança e a alegria da minha família em me ver bem e determinado a reconstruir meu futuro longe das drogas.”

Jefferson de Melo

Se você precisa de ajuda para lidar com a dependência química, não deixe para depois. Faça agora mesmo e tenha sua vida restaurada!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes