Puxando as rédeas

Ser feliz é o mesmo que manter o controle das emoções

Já assistiu a algum filme em que há uma carroça desgovernada? O condutor da carroça tenta a todo instante colocar o animal e a carroça nos trilhos, mas tem muita dificuldade de fazer isso. O condutor se esforça para fazer a sua parte, mas mesmo assim não consegue obter êxito, pois não consegue dominar o meio de locomoção.

A nossa vida emocional se parece como uma carroça desgovernada. Sabemos que necessitamos colocar a carroça da vida nos caminhos corretos, porém temos muitas dificuldades de fazer isso.

Tentamos controlar a carroça das nossas vidas por intermédio da emoção, contudo esquecemos de racionalizar esse redirecionamento para um caminho melhor.

Para puxar as rédeas da carroça de nossas vidas é indispensável que coloquemos a razão em primeiro lugar, de modo que ela conduza a um caminho melhor. Quando se fala em utilizar a razão, é o mesmo que explorar o nosso hemisfério esquerdo do cérebro, isto é, a parte racional de cada ser humano.

O autocontrole é a habilidade de tomar as rédeas de nossas emoções, principalmente, das emoções que não conseguimos dominar como, por exemplo, a raiva, o estresse, e a impaciência. É necessário que puxemos as rédeas da emoção a fim de redirecionarmos para um caminho mais sensato.

Não dá para viver no mundo de forma desorganizada e desestruturada, andando pela vida como um louco sem conseguir dominar as próprias emoções. Você e eu precisamos dizer para nós mesmos que temos o controle de nossas vidas. Somos nós que mandamos em nossas vidas.

Eu não quero viver como uma carroça desgovernada neste mundo, é preferível organizar a nossa mente para assegurar que a nossa emoção seja conduzida de forma tranquila e serena. O controle e a organização visam trazer para cada um de nós um caminho seguro e mais feliz.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorÔnibus pega fogo em bairro de Cuiabá neste domingo
Próximo artigoSaiba como sacar o FGTS por motivo de saúde