Provação

Por Francisney Liberato

Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2

Passar por uma prova não é algo bom, mas muitas vezes é necessário para conseguirmos atingir os nossos objetivos. Ser provado se você é uma pessoa sadia ou não. Ser provado se você é uma pessoa confiável ou não. Ser provado se você merece uma aprovação em concurso ou não. São situações em que todos nós estamos sujeitos.

O estudante que deseja ser um servidor público, é necessário ser testado nas provas do certame. A partir disso, poderá ter o seu nome inscrito como servidor público. Mas, até conseguir chegar lá, são muitos obstáculos, provas e muita dedicação para obter o sucesso.

Se um pai está com um câncer terrível e temível, que prova complicada que ele e sua a família terão que passar. Não é nada fácil ser provado, mas nós, com uma mentalidade limitada, não sabemos os planos de Deus para as nossas vidas. Por isso, é indispensável ter muita fé.

Agora, pense comigo: na vida, ninguém quer sofrer por alguma coisa, certo?! Por que é necessário passar pela provação? Nós estamos de passagem neste mundo. O mundo não pertence a Deus, daí surgem as dificuldades. Não há um critério racional para a provação, pois, como está registrado no livro de Jó, o sol nasce para todos, não importa se é uma pessoa boa ou não, sendo assim, alguns prosperam, já outros, não.

Para que o ouro seja purificado ele deve passar pelo fogo. O processo de fundição são etapas da preparação do metal. Nesse processo, a alta temperatura sobre o metal o faz derreter para ser limpo. A temperatura deve ser calculada para não perder o metal. Após, o metal tem mais uma etapa, onde ele é batido para ganhar a sua forma e, finalmente, depois de cada etapa, sai resplandecente e brilhando, sendo considerado um metal precioso e com alto valor.

Nós somos metais brutos que precisamos passar pelo processo de fundição. Quanto maior o fogo, maior será a nossa provação, mas haverá uma temperatura limite, ou seja, o máximo de provação que haveremos de suportar.

Depois disso, ainda passaremos pelo processo das “pancadas” e “porradas” para ganharmos a forma ideal e o ajuste final. É um processo doloroso e útil, que serve para moldar o nosso ser e o nosso caráter.

Enfim, o metal bruto passará a se tornar um metal precioso e desejado pelas pessoas. Até chegar a esse estado, o processo é difícil, árduo, doloroso e complicado. Não obstante, o final é feliz para cada um de nós.

Nós também seremos testados como o ouro. Nem sempre será fácil suportar. Contudo, a promessa de Deus, para nós, no livro de Isaías é: eu estarei contigo, não importa o lugar por onde você andar.

Deus está disposto a estar ao nosso lado a todo instante nesta vida. Mesmo na água, no fogo, no ar, na terra, acometido de doenças e vírus; não importa, pois, a promessa eterna de Deus para nós é única e singular.

Atravessar pelo processo de provação não é fácil, mesmo quando optamos por isso, como exemplo, estudar e prestar provas de concursos públicos. Contudo, passar pela provação, quando não se deseja transitar, no caso de uma doença, a situação se torna mais complicada.

O fato é: em quaisquer situações, nas maiores dificuldades em que estivermos, até no fundo do poço, ali Deus estará para nos alegrar e consolar. Entretanto, passado o processo da provação, nós sairemos como um metal precioso. O nosso brilho e valor será incomparável.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador, Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência” e “A arte de ser feliz”.

Saiba mais sobre o autor: CLIQUE AQUI.
@francisneyliberato

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGoverno precisa suspender recolhimento de impostos imediatamente, alerta Maia
Próximo artigoEm um dia, casos suspeitos de covid-19 saltam 44% em MT

O LIVRE ADS