Proprietário de maquinário é multado em R$ 400 mil por desmate ilegal

Sema localizou desmatamento de 86 hectares por imagens de satélite para ação de combate à ilegalidade em tempo real

(Sema-MT)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) multou em R$ 400 mil o proprietário de um maquinário utilizado para desmatamento ilegal no município de União do Sul, na última semana. A equipe de fiscalização da Sema flagrou um funcionário com um trator esteira e uma escavadeira, utilizados para desmate. O proprietário do maquinário foi encontrado em Sinop.

Além da autuação, o empresário responderá por desmatamento de vegetação nativa em área de reserva legal, pois não tinha autorização para a atividade. As máquinas foram levadas para a Prefeitura de União do Sul.

A Secretaria localizou a área desmatada por satélite, com o auxílio de coordenadas geográficas. Por meio da metodologia HotSpot (pontos quentes), a Sema busca impedir a derrubada da vegetação, identificando em tempo real as ações de desmatamento. Dessa forma, os fiscais podem agir durante o crime, antes que toda a vegetação seja suprimida.

A fiscalização está prevista no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais do Estado de Mato Grosso (PPCDIF/MT), que está em sua terceira fase. As ações de comando e controle do desmatamento em Mato Grosso estão pautadas no monitoramento constante, por meio de autuação remota e presença da fiscalização, na sensibilização dos proprietários rurais e na responsabilização.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitos pelo 0800 65 3838 ou pelo aplicativo MT Cidadão.

 

Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRobert Pattinson estaria sendo cotado para viver o novo Batman
Próximo artigoPai é acusado de estuprar a filha de 11 anos após dopá-la com copo de leite