Proporção de pessoas rigorosamente isoladas cai e sintomas de síndrome gripal aumentam

Em novembro, apenas 11% da população cumpriu as medidas de distanciamento e 8 milhões de brasileiros tiveram sintomas

(Foto: Ednilson Aguiar/O LIVRE)

O número de brasileiros que cumpriam rigorosamente o isolamento social em novembro caiu para 11,1%. Dos residentes no país, 10,2 milhões não fizeram nenhuma medida de restrição neste período. O número representa quase 5% do total da população.

Os dados são da última edição da Pnad Covid-19, pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada nesta quarta-feira (23).

No mês passado, quase 100 milhões de pessoas (46,2%) reduziram o contato com outras, mas continuaram saindo de casa. Outros 79,3 milhões ficaram em casa e só saíram por necessidade básica.

A região Norte (8,8%) apresentou o maior percentual de pessoas que não fizeram restrições e o Nordeste, o maior percentual de pessoas que ficaram rigorosamente isoladas (12,8%).

As mulheres registraram percentuais maiores (12,0%) que os dos homens (10,2%) em medidas mais restritivas de isolamento. Em relação aos grupos de idade, a restrição ficou maior entre aqueles até 13 anos de idade (30,6%).

Sintomas aumentam

A falta de rigor no isolamento pode se a explicação para o crescimento de pessoas com sintomas de síndromes gripais. Em novembro, 8 milhões de pessoas (3,8% da população) apresentaram algum sintomas.

O indicador teve seu primeiro aumento desde o início da pesquisa. Em maio, eram 11,4%; em junho, 7,3%; em julho 6,5%; em agosto, 5,7%; em setembro, 4,4%; e em outubro, 3,7%.

Em termos do indicador síntese, 988 mil pessoas (0,5% da população) apresentaram sintomas conjugados de síndrome gripal que podiam estar associados à covid-19 (perda de cheiro ou sabor ou febre, tosse e dificuldade de respirar ou febre, tosse e dor no peito). Em outubro, haviam sido 855 mil pessoas (0,4% da população).

Entre as grandes regiões, o Norte e o Centro Oeste apresentaram o menor percentual, enquanto o Sul teve o maior índice.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorApós decretar isolamento social em SP, Doria viaja para Miami com a esposa
Próximo artigoEx-prefeito de Cuiabá assume diretório do PTB em São Paulo