Promessa de mais rapidez: 65% dos processos judiciais em MT correm totalmente online

Pandemia acelerou transferência de ações para o sistema virtual e abriu caminho para audiências em videoconferências em todas as comarcas

A pandemia acelerou a digitalização de processos no Poder Judiciário de Mato Grosso e a mudança pode refletir no andamento dos litígios. Quase 65% dos processos hoje em tramitação estão 100% online e outros 34,8% estão no modelo híbrido (físico e digital). 

Os números são de levantamento da presidência do Tribunal de Justiça. O percentual de processos virtuais equivale a mais de 508 mil ações do estoque atual do Judiciário. 

“Nosso estoque de processos, hoje, é de 907 mil ações. Destes, 64,5% são eletrônicos e 34,8% são híbridos, estão sendo migrados para o PJe (Processo Judicial Eletrônico). Apenas 0,7% ainda tramitam de forma física”, diz o presidente do TJ, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. 

Segundo ele, o maior volume de ações disponíveis totalmente na rede virtual pode representar mais celeridade para as sentenças. Facilita, por exemplo, a implantação de mecanismos de inteligência artificial, mais rápidas que as mãos humanas.

“Mas veja bem, a tecnologia traz celeridade, mas não substitui o homem na atividade de fazer Justiça. Ao decidir em um processo judicial, um magistrado precisa ler, pesquisar, analisar com a calma. Muitas vezes, ele não consegue decidir naquele mesmo dia, visto que a situação pede um olhar mais aprofundado”, ele pondera.  

Contudo, o desembargador afirma que a digitalização reflete na produtividade dos tribunais. Segundo ele, hoje, todas as comarcas em Mato Grosso realizam audiência por  videoconferência. 

A entrada de todos os protocolos e decisões no PJe é apontada como um fator de aceleração na burocracia. Os processos cíveis, pela menor complexidade, têm sido a linha de frente no processo de transferência de atividades para a internet. 

“Os serviços online serão mantidos no pós-pandemia. Este é um caminho sem volta, visto que nos trouxe maior produtividade”, ele garantiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMagistrados na política
Próximo artigoVídeo | Conheça os três pilares para sua empresa ter presença digital com lucratividade