Negócios

Projeto Quelônios do Guaporé recebe prêmio em São Paulo

Grupo Matsuda apoia o projeto de preservação de diversas espécies de tartarugas no estado de Rondônia

2 minutos de leitura
Projeto Quelônios do Guaporé recebe prêmio em São Paulo

O Projeto Quelônios do Guaporé (RO), que tem apoio da Matsuda, foi homenageado com o prêmio Melhores do Ano entregue pela revista Quality. A solenidade foi realizada no último dia 23, em São Paulo, no Clube Hebraica.

Criado e coordenado pela Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale – RO), o projeto acompanha a desova de milhões de filhotes de tartarugas de várias espécies.

Cagados e tracajás, por exemplo, que nascem ao longo das margens do Rio Guaporé, entre as fronteiras da Bolívia e Brasil, na região amazônica, ficam à mercê dos caçadores, que usam os ovos e os próprios animais como comida, colocando-os em risco de extinção permanente. O projeto visa a proteção desses animais.

Ecovale – RO

Todos os anos, a Ecovale dedica-se ao trabalho de conscientização dessas populações, trazendo-as para o trabalho de resgate dos animais, e não de sua caça, durante a fase de eclosão das tartaruguinhas que nascem dos ovos botados pelos quelônios adultos, entre os meses de outubro e novembro.

O Projeto Quelônios do Guaporé há 18 anos controla e preserva os quelônios no Vale do Guaporé. “O grande predador é o ser humano”, lamenta Zeca Lula, líder do projeto, que esteve no evento em São Paulo, acompanhado do representante do Grupo Matsuda, de Rondônia, Paulo de Souza Góes.

“É uma atividade muito importante para o equilíbrio do meio ambiente, inclusive já recebeu várias premiações e exibição em reportagens internacionais”, comentou Góes.

Zeca Lula aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Matsuda para o projeto, “sem o qual não estaríamos mais existindo”, disse. Segundo o líder do projeto, este ano houve contingências de verbas para todos os projetos ambientais. “Estamos sobrevivendo graças ao apoio que nos é dado por nossos patrocinadores’, disse.

Para ele, o prêmio Melhores do Ano concedido pela Revista Quality, é muito importante porquê traz visibilidade para o projeto, fazendo com que o Governo, e outras marcas, como a Matsuda, entendam sua importância para a preservação do meio ambiente, e somem esforços junto a Ecovale para garantir a preservação de diversas espécies do ecossistema da região amazônica, em Rondônia, às margens do Rio Guaporé, especialmente as espécies tão indefesas como as dos quelônios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes