Projeto pretende espalhar mil livros em praças e pontos de ônibus de Cuiabá

Iniciativa visa fortalecer o hábito da leitura e levar conhecimento, cultura e lazer para a população no Dia Nacional do Livro Infantil

Praças, parques e pontos de ônibus de movimento em Cuiabá se transformam em bibliotecas a céu aberto nesta quinta-feira (18), Dia Nacional do Livro Infantil. Trata-se da 5ª edição do “Livro Esquecido em Cuiabá”, projeto que pretende espalhar pelos espaços públicos da cidade aproximadamente mil exemplares, entre obras de literatura adulta, religiosa e culinária, revistas e 400 livros infanto-juvenis.

A intervenção em comemoração à data é uma iniciativa das Bibliotecas Comunitárias ‘Saber com Sabor’ em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A Edvair Pereira Alves explicou a ideia, inspirada no conceito de Bookcrossing, e criada nos Estados Unidos no começo dos anos 2000.

“Existem diferentes versões do Bookcrossing no Brasil. A proposta combina leitura e urbanidade, convidando os leitores a deixarem livros em locais públicos para que outras pessoas encontrem, leiam e voltem a deixá-los, numa espécie de cadeia de incentivo à leitura. O objetivo é levar para esses espaços conhecimento, entretenimento, cultura e lazer”.

A SME e as Bibliotecas “Saber com Sabor” também participam da dinâmica “adote um abrigo”, disponibilizando livros nos espaços de bibliotecas instalados nos contêineres (pontos de ônibus), criados pela Prefeitura de Cuiabá e as Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e a Extraordinária dos 300 anos.

Dia Nacional do Livro Infantil também é Dia de Monteiro Lobato

Bibliotecas “Saber com Sabor”

Cuiabá conta com seis Bibliotecas “Saber com Sabor”. São dois pontos de leituras no espaço lounge da Secretaria de Educação (SME) e no Distrito de Aguaçu/Biblioteca Consciente; uma Biblioteca Municipal “Manoel Cavalcante”, localizada na Secretaria de Cultura e uma Biblioteca Estadual “Estevão de Mendonça”.

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil, também conhecido como Dia de Monteiro Lobato, é marcado pela data de nascimento de um dos principais nomes da literatura infantil brasileiras. Lobato traduziu e adaptou para crianças clássicos da Literatura Mundial, entre eles “As viagens de Guliver” e “Robson Crusoé”, e foi criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, uma das obras mais famosas do país.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHotel no Pantanal é boa opção para feriado de Sexta-feira Santa e Páscoa
Próximo artigoApós perseguição, PM encontra arsenal com fuzil e 220 munições