Negócios

Projeto do Sistema Famato viabiliza integração com instituições de pesquisa

2 minutos de leitura
Projeto do Sistema Famato viabiliza integração com instituições de pesquisa
Foto: Ascom Famato

Na busca pelo desenvolvimento do setor produtivo de Mato Grosso, técnicos do Sistema Famato visitam entre os dias 14 e 16 de agosto quatro unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A ideia é conhecer as inovações tecnológicas elaboradas pelas instituições e consolidar a relação entre o campo e os laboratórios de pesquisas.

As visitas técnicas fazem parte de um projeto de integração e difusão de tecnologias desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, Mato Grosso é referência nacional na agricultura e pecuária, graças ao perfil empreendedor dos nossos produtores que estão cada vez mais abertos às novas tecnologias desenvolvidas para o agronegócio. E essa visita concilia três importantes fatores que potencializam ainda mais a nossa produção, a ciência, o trabalho no campo e a representatividade”, disse Fidelis.

No dia 14/08 (terça-feira), no período da manhã, o grupo formado por cinco técnicos e um diretor visitará a Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos-SP. A unidade desenvolve pesquisas em segurança e qualidade dos alimentos de origem animal (pecuária de corte, de leite e ovinos) e sustentabilidade da produção agropecuária. O Centro ainda coordena uma rede de pesquisa sobre redução de emissão de gases de efeito estufa na pecuária.

No período da tarde, ainda em São Carlos, o grupo seguirá para a Embrapa Instrumentação. A instituição viabiliza soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura e a segurança alimentar.

Dia 15/08 (quarta-feira) será a vez da Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas-SP, e no dia 16/08 (quinta-feira) a Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas-MG.

A Embrapa Informática Agropecuária desenvolve soluções de tecnologia da informação, especialmente nas áreas de agroinformática e bioinformática. A unidade de pesquisa utiliza técnicas e ferramentas computacionais para desenvolver tecnologias digitais no campo e serviços para atender o produtor rural, através de políticas públicas, ciência e conhecimento.

Já a Embrapa Milho e Sorgo busca inovações tecnológicas para o aumento da rentabilidade da agricultura. Os projetos e pesquisas atendem às demandas das cadeias produtivas do milho, sorgo e do milheto e oportunidades de mercado.

Participam das visitas técnicas o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, a analista de Agricultura da Famato, Karine Machado, o analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho, o gestor técnico do Imea, Rondiny Carneiro, o coordenador da equipe de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Armando Urenha, e o analista técnico do Senar Paulo Henrique Leite.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes