Projeto de lei estadual permite cultivo de grãos no Pantanal

Proposta foi feita por lideranças partidárias e recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente por intenção de desenvolvimento

(Foto: Reprodução/Observatório Pantanal)

Projeto de lei protocolado este ano na Assembleia Legislativa permite o cultivo de agricultura em áreas do Pantanal mato-grossense. A proposta, já com parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, flexibiliza as Políticas de Gestão e Proteção à Bacia do Alto Paraguai, de 2008. 

O texto é assinado por lideranças partidárias. Ele estabelece que pode ser concedida autorização para exploração da área a “empreendimentos e atividades de baixo impacto”, mas sem especificar o que seriam esses itens.    

As informações de bastidores na Assembleia Legislativa apontam para o avanço do plantio da soja. O cultivo do grão seria beneficiado pela mudança na altitude de plantio recentemente, cerca 200 metros mais baixo. 

O projeto foi protocolado no dia 4 e entrou na Comissão de Meio Ambiente no dia seguinte e prosseguiu para o Núcleo Ambiental e Desenvolvimento Econômico no mesmo dia.  

O presidente de comissão, deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) diz em seu parecer que “a proposta permite o desenvolvimento em torno da Bacia do Alto Paraguai, com liberação de cultivo desde que seguindo todas as regras legais”. 

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) tenta barrar a aprovação do projeto. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorColeta de dados do Censo 2022 começa em 1º de agosto
Próximo artigoPolícia Civil cumpre mandados em cidades de MT contra investigados por homicídios