Projeto de lei protocolado este ano na Assembleia Legislativa permite o cultivo de agricultura em áreas do Pantanal mato-grossense. A proposta, já com parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, flexibiliza as Políticas de Gestão e Proteção à Bacia do Alto Paraguai, de 2008.
O texto é assinado por lideranças partidárias. Ele estabelece que pode ser concedida autorização para exploração da área a “empreendimentos e atividades de baixo impacto”, mas sem especificar o que seriam esses itens.
As informações de bastidores na Assembleia Legislativa apontam para o avanço do plantio da soja. O cultivo do grão seria beneficiado pela mudança na altitude de plantio recentemente, cerca 200 metros mais baixo.
O projeto foi protocolado no dia 4 e entrou na Comissão de Meio Ambiente no dia seguinte e prosseguiu para o Núcleo Ambiental e Desenvolvimento Econômico no mesmo dia.
O presidente de comissão, deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) diz em seu parecer que “a proposta permite o desenvolvimento em torno da Bacia do Alto Paraguai, com liberação de cultivo desde que seguindo todas as regras legais”.
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) tenta barrar a aprovação do projeto.