Negócios

Projeto de iniciação científica da Faculdade CNA é apresentado pela primeira vez

3 minutos de leitura
Projeto de iniciação científica da Faculdade CNA é apresentado pela primeira vez
Foto: Assessoria

Um projeto fruto do Programa de Iniciação Científica da Faculdade CNA foi apresentado pela primeira vez em um congresso da área. A pesquisa foi realizada pela aluna Nathália de Andrade Pereira, graduada recentemente no curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, sob a orientação da professora Elisangela Pereira Lopes.

A apresentação aconteceu durante o 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizado em Ilhéus (BA) de 21 a 25 de julho. O tema do projeto é “Novas Fronteiras Agrícolas Brasileiras: propostas para reduzir o déficit de armazenagem e melhorar a infraestrutura logística utilizada na produção de milho na região do Matopiba”.

Segundo Nathália, durante a pesquisa foi possível notar a defasagem de armazenagem estática de grãos que existe na região do Matopiba (região formada por parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Assim, o produtor não tem onde armazenar a produção para comercializá-la em momentos de entressafra, com valores melhores, e é obrigado a vendê-la após a colheita, com o custo de escoamento mais caro, pois a oferta de caminhões é menor.

“Também percebi que o consumo de milho no Nordeste é maior que a produção. Com isso é necessário que exista um tráfego de cargas agrícolas que atenda de maneira eficiente a região”, afirmou Nathália.

Orientadora do trabalho, Elisangela Lopes, que é especialista em infraestrutura e logística pela CNA, explica que o artigo recomenda ações governamentais, com o apoio da iniciativa privada, que garantam a oferta adequada de serviços de transportes e armazéns no Matopiba.

Algumas ferramentas sugeridas incluem aporte de capital em ferrovias e hidrovias, além do aumento da capacidade estática pela disponibilidade de crédito destinado à implantação de armazéns.

“Com isso, espera-se, em médio prazo, proporcionar o abastecimento de milho para as unidades produtoras da pecuária no litoral nordestino, com menores custos e maior eficiência econômica”, disse a orientadora.

Congresso

O tema geral do evento procura intensificar as discussões sobre as interfaces entre agricultura e alimentação, na perspectiva de melhorar os rumos do desenvolvimento.

Os principais debates se concentram em alcançar a reconexão entre a agricultura e as cadeias alimentares, no sentido de promover a soberania alimentar, bem como o atendimento das necessidades sociais da população.

Na opinião de Elisângela, professora de Logística e Suprimentos da Faculdade CNA, encontros científicos são fontes essenciais para quem busca novos conhecimentos e o Congresso da Sober permitiu o enriquecimento do saber acadêmico, pois reuniu profissionais, especialistas, professores, estudantes e vários grupos de interesses na temática rural brasileira.

“Constituiu uma forma ímpar da nossa aluna Nathália trocar informações, aprimorar sua formação e divulgar a relevância da Faculdade CNA no setor agropecuário”, disse Elisangela.

“A experiência foi incrível. Conheci muitas pessoas com o mesmo objetivo, que é discutir assuntos pertinentes ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do agronegócio. Deu mais vontade de entrar nesse mercado e, agora, o meu objetivo profissional é atuar em favor desse setor que é tão importante”, declarou a tecnóloga.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes