Cidades

Programas de incentivo a agricultura familiar transformam vidas de agricultores no Nortão

3 minutos de leitura
Programas de incentivo a agricultura familiar transformam vidas de agricultores no Nortão

Fala mansa, jeito simples e humilde, é assim que podemos definir o agricultor Dorival Antônio, que faz parte de um dos programas de incentivo a agricultura familiar, que vem auxiliando os pequenos produtores rurais do município de Cláudia (575 Km de Cuiabá).

Seu Dorival – como é conhecido – é um dos pequenos produtores do assentamento Keno, que participa do programa desenvolvido pela parceria entre a Prefeitura Municipal de Cláudia e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Ao todo o grupo atende em torno de 40 famílias na assistência técnica rural e a última ação realizada, foi a entrega de mais de 7 mil mudas de maracujá.

“Isso é muito bem-vindo aqui para o assentamento, para os moradores, nos ajudou ter uma fonte extra de renda. Se a pessoa trabalhar certinho com esses programas ela têm o retorno. Sem esse apoio nós temos a terra, mas não sabemos como tirar o melhor proveito dela”, relatou.

O projeto de incentivo é oferecido de forma gratuita, incluindo assistência técnica e treinamentos semanais para os agricultores.

O também pequeno agricultor familiar Rogério Silva, contou que a ação vem fazendo toda a diferença na comunidade e destacou a melhora notável na qualidade de vida.

“Isso é muito importante, foi um grande incentivo e transformou a vida de toda minha família, é uma renda a mais, eu já vou iniciar a comercialização da produção de maracujá  para uma grande empresa de Sinop, a qualidade de vida aumentou muito”, relatou Rogério.

De acordo com João Paulo, responsável pela Empaer, o trabalho da assistência é realizar um acompanhamento aos agricultores, ajudando eles a tirar mais proveito do plantio.

“Com as mudas de maracujá os produtores estão trabalhando a diversificação de produção e, consequentemente, realizando um aumento notável na renda. Esta modalidade de plantio tem suas peculiaridades então o apoio é extremamente importante para que eles obtenham lucro”, destacou.

Já o secretário-adjunto de agricultura do município, Geordano Mattei, lembrou que o incentivo à produção se deve ao programa de aumento de renda das famílias residentes no município.

“O projeto na verdade quer movimentar o comércio local e dar condições para que esses produtores tenham como comercializar a produção em grandes empresas. Com essa movimentação o município ganha mais arrecadação e com a população economicamente fortalecida também atraímos empresa”, ponderou.

O secretário lembra ainda que o município tem o projeto da despolpadeira de frutas para a manufatura da produção.

“Com esse projeto temos como agregar valor à nossa produção. A industrialização da produção é essencial para isso”, ressaltou.

E seu Dorival? Esse sim está com sorriso de orelha a orelha, confiante de que a nova produção vai dar ainda mais frutos e aumento de renda.

“Finalmente estamos deixando de ser uma parcela esquecida. Antes tínhamos uma crença de que tudo era feito só para os grandes mesmo. Agora temos a esperança que o nosso trabalho vai ser valorizado como se deve”, finalizou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes