Programa de combate a perdas de água é realizado na região Sul de Cuiabá

Ação realizada pela Águas Cuiabá traz análises técnicas ao longo das redes de abastecimento

Na área urbana da capital mato-grossense, todos os dias, aproximadamente 264 milhões de litros de água tratada são distribuídos à comunidade, através dos 2.663,65 km de rede, percurso esse que corresponde à distância de Cuiabá à Chapada cerca de 44 vezes. Por meio da construção e modernização das Estações de Tratamento de Água (ETAs), execução de melhorias em todo o sistema e constantes aperfeiçoamentos dos processos, desde 2017, o município tem passado pela reestruturação do sistema de saneamento de água e esgoto. Programas e avaliações técnicas são realizadas regularmente nas redes de abastecimento para que os lares cuiabanos possam contar com disponibilidade de água tratada e 100% fluoretada. Com o objetivo de garantir que todo esse volume de água permaneça sendo eficientemente entregue, a Águas Cuiabá tem realizado ações operacionais integrantes do Programa de Combate a Perdas, que visa a redução dos índices de vazamento e no combate às fraudes (gatos).

Diversas localidades já receberam o programa e, neste momento, 07 equipes se dividem na verificação das estruturas de abastecimento da região sul da cidade, que contempla bairros como o Parque Cuiabá e Coophema. Para verificação e levantamento de vazamentos, os trabalhos são realizados por técnicos especializados e contam com tecnologias como georradares e geofones, ambos aparelhos capazes de identificar ocorrências em profundidade. Após as análises técnicas das áreas, as equipes de pesquisa acionam os profissionais responsáveis em realizar os reparos em menor tempo possível.

No dia a dia da prestação de serviços de abastecimento, o novo complexo de tratamento ETA Sul é responsável pela distribuição de 65 milhões de litros de água. O programa de combate às perdas é um importante aliado para todos os bairros atendidos pelo Sistema Sul usufruam da adequada disponibilidade de água, colaborando com sua eficiência operacional. “Nossos profissionais estão fortemente concentrados na região Sul esta semana. Mas vale ressaltar que as atividades de combate às perdas estão presentes, ao mesmo tempo, em diversas regiões da cidade, fazendo parte da nossa rotina de trabalho”, explica do gerente de investimentos da Águas Cuiabá, Kenon Oliveira.

SERVIÇO – Metodologia utilizada no programa de combate e redução de perdas, a implantação dos DMCs consiste em dividir uma rede de abastecimento de água em áreas, para realizar, rotineiramente, seu monitoramento e gestão a partir da macromedição dos sistemas. Com a técnica, é possível analisar e controlar com mais a eficiência os níveis de pressão e vazão de água em áreas de menor abrangência, contribuindo para redução das perdas em cada região.

Nesta quarta, quinta e sexta-feira, entre os dias 17 a 19 de junho, a companhia inicia a instalação dos DMCs na região Sul. Para realização das ações do programa, o fornecimento de água às localidades atendidas pelas redes de abastecimento do Sistema Sul (lista abaixo) ficará temporariamente interrompido. A concessionária informa que as obras de melhorias vão começar às 7h30 e deverão ser finalizadas até às 19h, de cada dia. Após a finalização dos trabalhos, o abastecimento retornará à normalidade, conforme ocorrer a pressurização da rede, medida que deverá estar concluída durante à noite.

Confira, a seguir, a lista de bairros e os dias de impacto ao abastecimento:

  • Dia 17/06/2020: Bela Marina, Praeiro, Praeirinho, Jardim Burity, Jardim Gramado, Jardim Comodoro, São Gonçalo Beira Rio.
  • Dia 18/06/2020: Parque Cuiabá, Parque Ohara, Coophema, Jardim Gramado, Jardim Burity, Jardim Nossa Sra. Aparecida.
  • Dia 19/06/2020: Vista Alegre, Jardim Burity, Jd. Nossa Sra. Aparecida, Cohab São Gonçalo.

Informações: Clientes da Águas Cuiabá que necessitarem de atendimento e/ou informações sobre as medidas de combate a perdas, podem ligar para o 0800 646 6116 ou enviar mensagem de Whats App para (17) 99641 3259.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorListamos 5 eventos aguardados em MT e que seguem cancelados devido à pandemia
Próximo artigoDoação da JBS chega a Diamantino

O LIVRE ADS