Cidades

Programa de combate a perdas chega ao Boa Esperança e região

Melhorias reduzem vazamentos, otimizam o abastecimento à comunidade cuiabana e contribuem com a conservação dos recursos hídricos

4 minutos de leitura
Programa de combate a perdas chega ao Boa Esperança e região
(Foto: Reprodução/Águas Cuiabá)

Ao primeiro olhar, é possível enxergar apenas uma ação operacional ligada ao abastecimento de água. Mas basta destinar um pouco mais de atenção para perceber que os benefícios do Programa de Combate a Perdas de água tratada vão muito além dos resultados imediatos, como a redução no índice de vazamentos. É questão de responsabilidade com os mananciais. Conter perdas, em médio prazo, contribui diretamente com a preservação dos rios Cuiabá e Coxipó, que abastecem a capital mato-grossense. Neste mês de julho, as ações antiperdas realizadas pela Águas Cuiabá chegam ao Boa Esperança e outros sete bairros da região.

Ao longo do mês, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Vista Alegre, Jardim Gramado, Coophema, Jardim Alencastro, Jardim Shangri-lá, Jardim Califórnia e Boa Esperança receberão equipes da concessionária. Em números, isso significa vistoriar aproximadamente sete mil metros de tubulações de abastecimento.

(Foto: Reprodução/Águas Cuiabá)

Além da verificação dos vazamentos realizados através de georradares e geofones, a execução dos trabalhos compreende a instalação de Distritos de Medição e Controle (DMC’s). Metodologia utilizada no combate e redução de perdas, a implantação dos DMCs consiste em dividir uma rede de abastecimento de água em áreas, para realizar, rotineiramente, seu monitoramento e gestão a partir da macromedição dos sistemas. Com a técnica, é possível analisar e controlar com mais a eficiência os níveis de pressão e vazão de água em áreas de menor abrangência, contribuindo para redução das perdas em cada região. “Somente na região sul da cidade, foram instalados 27 DMCs. Eles nos permitem monitorar com precisão o mais novo sistema de abastecimento de água tratada da cidade, o Sistema Sul, colaborando com sua eficiência operacional”, explica o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

Resultados – Em três meses, o Programa de Combate a Perdas da concessionária percorreu mais de 100 bairros de Cuiabá (confira lista abaixo). No total, 562 quilômetros de redes de abastecimento foram vistoriados, tendo sido reparados mais de mil vazamentos. Todos os trechos receberão, ao longo do ano, novas visitas das equipes técnicas. “Reduzir perdas é um desafio de grande parte das cidades brasileiras e é um trabalho permanente. Diferentes razões podem ocasionar danos às tubulações. Quanto antes os danos forem localizados e reparados, maior será a eficiência das ações”, enfatiza o diretor, ressaltando que a redução de perdas está entre as prioridades da concessionária, Prefeitura Municipal e órgão regulador (Arsec). No que se refere aos furtos de água (gatos), que provocam grande parte das perdas de água tratada, Figueiredo lembra que o apoio recebido pelas forças de Segurança Pública (Polícia Civil e Politec) tem sido fundamental no combate a esse crime que prejudica o sistema de abastecimento e, por consequência, a toda a comunidade.
Sobre a Águas Cuiabá: Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, em contrato firmado junto à Prefeitura Municipal, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes