Cidades

Acabou o prazo para 2ª dose e prefeitura não tem como vacinar profissionais da Saúde

Ministério da Saúde mandou material apenas para atender os idosos

1 minuto de leitura
Acabou o prazo para 2ª dose e prefeitura não tem como vacinar profissionais da Saúde
(Foto: Reprodução/Christiano Antonucci/Secom-MT)

O prazo para a segunda dose da vacina CoronaVac vence em Cuiabá neste fim de semana e a prefeitura não recebeu do Ministério da Saúde o lote para complementar a imunização. 

Conforme a Secretaria de Saúde do município, 3.030 pessoas, basicamente profissionais da saúde, necessitam da segunda dose. O prazo indicado pelo laboratório Sinovac, produtor da droga, é que a segunda aplicação ocorra entre 15 e 28 dias após a primeira dose. O prazo fim encerra amanhã (28) para essas pessoas. 

“Temos um grupo que deve começar imediatamente a segunda dose, que não foi encaminhada para nós. Vamos discutir com o secretário [estadual de Saúde] Gilberto Figueiredo para tomarmos decisões em relação a isto”, disse a secretária de saúde, Ozenira Félix, ao fim da reunião do comitê de enfrentamento da pandemia nessa sexta-feira (26). A reunião com Figueiredo está marcada para segunda-feira (1º).

Logística

A Prefeitura de Cuiabá recebeu 6.410 doses das vacinas, nessa sexta-feira (26), 2.060 da Coronavac e 4.350 da vacina Oxford/AstraZeneca. 

Contudo, a Vigilância Epidemiológica afirmou essas doses chegaram com a especificação sobre o grupo a ser vacinado e quais eram primeira ou segunda dose. Sendo assim, o montante não consta as 3.030 segundas doses dos trabalhadores de saúde, que não foram entregues para Cuiabá até o momento.  

“Temos no nosso estoque as 3.120 doses destinadas à segunda dose dos idosos, que começarão a ser aplicadas em 11 de março. Na especificação das doses de Coronavac que recebemos”, disse coordenadora da Vigilância, Valéria de Oliveira.   

Cuiabá suspendeu a campanha de vacinação no dia 19 deste mês e programa será retomado para terça-feira (2). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes