Acabou o prazo para 2ª dose e prefeitura não tem como vacinar profissionais da Saúde

Ministério da Saúde mandou material apenas para atender os idosos

(Foto: Reprodução/Christiano Antonucci/Secom-MT)

O prazo para a segunda dose da vacina CoronaVac vence em Cuiabá neste fim de semana e a prefeitura não recebeu do Ministério da Saúde o lote para complementar a imunização. 

Conforme a Secretaria de Saúde do município, 3.030 pessoas, basicamente profissionais da saúde, necessitam da segunda dose. O prazo indicado pelo laboratório Sinovac, produtor da droga, é que a segunda aplicação ocorra entre 15 e 28 dias após a primeira dose. O prazo fim encerra amanhã (28) para essas pessoas. 

“Temos um grupo que deve começar imediatamente a segunda dose, que não foi encaminhada para nós. Vamos discutir com o secretário [estadual de Saúde] Gilberto Figueiredo para tomarmos decisões em relação a isto”, disse a secretária de saúde, Ozenira Félix, ao fim da reunião do comitê de enfrentamento da pandemia nessa sexta-feira (26). A reunião com Figueiredo está marcada para segunda-feira (1º).

Logística

A Prefeitura de Cuiabá recebeu 6.410 doses das vacinas, nessa sexta-feira (26), 2.060 da Coronavac e 4.350 da vacina Oxford/AstraZeneca. 

Contudo, a Vigilância Epidemiológica afirmou essas doses chegaram com a especificação sobre o grupo a ser vacinado e quais eram primeira ou segunda dose. Sendo assim, o montante não consta as 3.030 segundas doses dos trabalhadores de saúde, que não foram entregues para Cuiabá até o momento.  

“Temos no nosso estoque as 3.120 doses destinadas à segunda dose dos idosos, que começarão a ser aplicadas em 11 de março. Na especificação das doses de Coronavac que recebemos”, disse coordenadora da Vigilância, Valéria de Oliveira.   

Cuiabá suspendeu a campanha de vacinação no dia 19 deste mês e programa será retomado para terça-feira (2). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDeclaração do Imposto de Renda começa na segunda-feira e inclui auxílio e criptomoedas
Próximo artigoCuiabá e VG: audiência sobre reforço das medidas sanitárias será na segunda-feira