A Propósito

Profissionais combalidos

Médicos e enfermeiros têm sido afetados largamente pelo convívio diário com a pandemia e isso está refletindo na rede de atendimento

1 minuto de leitura
Profissionais combalidos
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Dados distintos divulgados pelas secretarias de Saúde do Estado e de Cuiabá podem ser cruzados para mostrar o impacto da pandemia do novo coroonavírus na vida de profissionais da saúde. 

No início da semana, a secretaria estadual divulgou a reabertura do edital de chamamento para cargos disponíveis no front de trabalho para controle da pandemia.  

Além da dilatação do prazo, houve aumento na insalubridade por plantão, tudo para atrair o profissional. 

Nessa quinta-feira (18), a secretaria municipal divulgou que ao menos 300 profissionais foram identificados com estresse alto e equilíbrio psicológico danificado por causa da tensão que estão vivendo. 

Conforme o psiquiatra André Dualibi, responsável pelo programa de assistência lançado pela prefeitura, tem sido comum encontrar profissionais com “nível de estresse e ansiedade muito alto”. 

“Pessoas angustiadas, com o nível de medo super alto e isso tem impactado de uma maneira ampla, em todas as áreas da vida deles – profissional, familiar e no relacionamento”, disse. 

Informação extraoficial à qual o LIVRE teve acesso aponta que os pedidos de afastamento dos profissionais, tanto na rede de atenção primária, quanto nos hospitais de referência, estão altos, por conta da falta de condições psicológicas para conviver frente a frente com a pandemia. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes