Negócios

Professores retiram alunos de palestra sobre agronegócio em Cuiabá

3 minutos de leitura
Professores retiram alunos de palestra sobre agronegócio em Cuiabá

Alunos da rede pública estadual foram impedidos de assistir uma palestra sobre a produção agrícola na manhã da última sexta-feira (22), em Cuiabá.

A apresentação fazia parte da 11ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pelo Governo do Estado na Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec) – e foi boicotada por professores das escolas convidadas para visitar a mostra.

O fato ocorreu pouco antes de a apresentação começar e foi gravada pela produtora rural e palestrante Camila Telles. A jornalista veio para a capital a convite e, indignada, publicou em suas redes sociais o vídeo do momento em que os alunos saíam da sala.

No vídeo ela diz: “não estamos exagerando; os professores estão esvaziando aqui para a galera não ouvir sobre o agro. Ouvir a verdade sobre o agro”, desabafa.

Em entrevista ao LIVRE, Telles disse que, na medida em que os professores percebiam que o assunto era o trabalho no campo, eles se levantavam e pediam para os alunos saírem.

“Já recebi vários relatos de que esse tipo de coisa acontece. De escolas que tentam passar documentários sobre o agro, mas os professores não deixam”.

A produtora se disse decepcionada com a situação e ainda mais preocupada com a geração que está chegando.

“A gente quer passar informação, não falamos para impor uma opinião, a gente traz dados, informações corretas de forma didática”, afirmou.

“Entra-e-sai”

Em nota enviada ao LIVRE no final da manhã desta terça-feira (29), a assessoria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação afirmou que não houve a retirada de alunos em razão do teor da palestra.

Segundo a assessoria, durante o evento era normal o entra-e-sai de alunos nos intervalos entre as palestras. Confira a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude da matéria veiculada pelo site O Livre e intitulada ‘Professores retiram alunos de palestra sobre agronegócio em Cuiabá’, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), vem esclarecer os seguintes aspectos:

1) As visitas dos alunos durante a ‘16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação’ foram agendadas com as escolas estaduais e municipais e guiadas pelos professores para que os estudantes pudessem participar do evento.

2) Durante a programação, constavam apresentações de diversas palestras e oficinas, sendo que nos intervalos, os alunos intercalavam em outras atividades do evento. Portanto, os estudantes entravam e saíam do auditório principal sempre que encerrava uma apresentação. Como ocorreu com a referida palestra, diversos alunos saíram do local e, posteriormente, outras turmas entraram para assisti-la.

3) Ressaltamos que, em nenhum momento, houve qualquer tipo de “boicote” por parte dos professores em relação ao agronegócio, que é a principal economia do nosso estado. Além disso, os temas foram previamente planejados e divulgados nas escolas.

4) Ressaltamos que a organização do evento não permitiria qualquer ato de retaliação aos participantes, pois a Semana Nacional tem justamente o intuito de aproximar a população dos temas que envolvem a ciência, a tecnologia e a inovação, e os debates são essenciais para promover e ampliar o conhecimento dos estudantes e da comunidade escolar.

(Atualizada às 11h46 de 29/10)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes